Folha de S.Paulo

realidade virtual

Projeto interativo dirigido por Ricardo Laganaro é uma das 19 experiênci­as exibidas gratuitame­nte

- Sandro Macedo

Depois do sucesso no ano passado, as obras em realidade virtual voltam a ter destaque neste ano. Mesmo sem uma grande instalação, como foi “Chalkroom”, de Laurie Anderson, a seleção de 2019 inclui o brasileiro “A Linha”, de Ricardo Laganaro, premiado na última edição do Festival de Veneza —uma da principais plataforma­s para filmes em RV.

Com cerca de 12 minutos, “A Linha” transporta a ação para uma maquete que representa a São Paulo das primeiras décadas do século 20. A história, singela, apresenta Pedro, um entregador de jornal que segue a mesma rotina diariament­e, o que inclui levar uma flor amarela para seu amor, Rosa. Até que um dia as coisas saem do eixo —mas sempre com ternura. Toda a ação requer interação com quem está participan­do da experiênci­a.

Premiado com o Leão de Ouro na categoria categoria melhor experiênci­a interativa, o filme produzido pela Árvore foi exibido no festival com a voz de Rodrigo Santoro, em inglês. Para a 43ª Mostra, ganha versão feminina em português com Simone Kliass, voz do aeroporto de Guarulhos e do canal GNT.

Outro brasileiro presente na seleção é Tadeu Jungle, que faz um alerta sobre a ameaça às florestas no Xingu em “Fogo na Floresta”.

Entre os destaques internacio­nais, figuram experiênci­as como “Últimos Suspiros”, da artista plástica Lena Herzog, “11.11.18”, que traz uma história passada na Primeira Guerra Mundial, e “Ex Anima”, também exibido em Veneza, na competição linear. Ainda há “Shennong: o Gosto da Ilusão”, único que passou na Mostra do ano passado.

Todos as 19 experiênci­as estão disponívei­s gratuitame­nte no auditório do Cinesesc, divididos em sessões de hora em hora a partir das 15h30 —sete pessoas de cada vez. Outros seis espaços recebem uma sessão reduzida, com cinco filmes. São eles: CEUs Aricanduva (17/10), Caminho do Mar (20/10), Meninos (23/10), Vila Atlântica (24/10), Jaçanã (27/10) e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (30/10). Sempre das 15h às 20h, também de graça.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil