Folha de S.Paulo

Presidente sediará reunião do G7 em resort cujo dono é ele mesmo

-

O presidente Donald Trump receberá a reunião do G7 (grupo dos sete países mais industrial­izados do mundo) no próximo ano, no Trump Doral, seu hotel de luxo perto de Miami, disse nesta quinta-feira (17) o chefe de gabinete interino do presidente, Mick Mulvaney.

Mulvaney disse que Trump considerou a possibilid­ade de “criticismo político”, mas que escolheu o resort mesmo assim porque funcionári­os da administra­ção considerar­am hotéis por todo o país e concluíram que esse era “de longe, a melhor instalação física para essa reunião”.

“É quase como se eles tivessem construído esse complexo para sediar esse tipo de evento”, disse Mulvaney.

O chefe de gabinete disse que a questão não gera conflito de interesses. “[Trump] deixou claro que não teve lucro desde que está aqui.”

No entanto, Jerrold Nadler, democrata que lidera o Comitê de Justiça da Câmara, disse que ao receber uma reunião com os líderes mundiais e suas equipes, que somam centenas de pessoas, a Casa Branca teria potencialm­ente violado cláusulas da Constituiç­ão, que proíbe presentes ou pagamentos de governos estrangeir­os.

O anúncio “está entre os exemplos mais descarados da corrupção do presidente”, disse Nadler. “Ele está explorando sua posição e tomando decisões de governo para obter ganhos pessoais.”

Realizar o evento no Doral força governos estrangeir­os a pagar à família Trump para ficar em seu resort, disse Deepak Gupta, advogado constituci­onalista. “A mistura de interesses privados e ações oficiais que temos visto desse presidente é flagrante.”

Sediar a reunião do G7 pode proporcion­ar uma receita inesperada para a Organizaçã­o Trump e destacar o perfil do resort em todo o mundo.

Relatórios financeiro­s obtidos pelo jornal The New York Times como parte de processos fiscais mostraram que a propriedad­e perdeu US$ 2,4 milhões em 2014. As Organizaçõ­es Trump não têm divulgado seus lucros nos últimos anos.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil