Folha de S.Paulo

Novo Zuckerberg, libertário e patriota, tenta reagir ao cerco

-

No enunciado do Facebook, para a transcriçã­o e o vídeo destacados na própria rede social, “Mark Zuckerberg se levanta por voz e liberdade de expressão”.

Foi o discurso de meia hora que o dono do Facebook fez nesta quinta em Washington, com direito à bandeira americana no palco, em que declarou, por exemplo:

“Pessoas tendo o poder de se expressar em escala são um novo tipo de força no mundo. Um Quinto Estado, ao lado de outras estruturas de poder da sociedade.”

O pronunciam­ento foi recebido como reação ao cerco do Facebook por instituiçõ­es como o Executivo e o Legislativ­o e também a imprensa, o Quarto Estado.

Veio no rastro das críticas de Trump e outros que ameaçam regular o Facebook —e inviabiliz­ar seu projeto de moeda virtual. Também no rastro das críticas democratas que cobram que deixe de publicar desinforma­ção.

Para se defender, Zuckerberg contrastou o Facebook com a censura na China, mas logo New York Times e outros notaram que “ele tentou [entrar na China] durante anos, sem sucesso, para turbinar seus negócios”.

Embora tenha falado ao NYT e ao Washington Post, reforçando o discurso, a carga mais esperada de Zuckerbeg será na noite desta sexta, com uma entrevista à Fox News. Como noticiou o site Politico no início da semana, ele vem se reunindo com âncoras da Fox News, como Tucker Carlson, entre dezenas de referência­s conservado­ras.

O Wall Street Journal destacou que a insistênci­a de Zuckerberg em não questionar os comerciais de políticos no Facebook, ainda que espalhem mentiras, terá consequênc­ias “sobre a campanha nos EUA e sobre movimentos sociais em todo o mundo”.

O reconhecim­ento por Carlos Bolsonaro de que escreveu um tuíte em nome do presidente da República repercutiu de imediato na França, por Le Figaro e outros. “Era um segredo de polichinel­o, agora é oficial”, ironizou a agência France Presse, lembrando que Carlos também é chamado de “pitbull de Jair Bolsonaro”.

 ??  ?? Vídeo postado pelo Facebook mostra chegada de Mark Zuckerberg para, diante da bandeira americana, defender ‘liberdade de expressão’
Vídeo postado pelo Facebook mostra chegada de Mark Zuckerberg para, diante da bandeira americana, defender ‘liberdade de expressão’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil