Folha de S.Paulo

Jornalista esportivo, viveu até os 45 do 1º tempo

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

HÉRCULES LEONARDO DOS SANTOS (1974-2019)

Graças ao dom para a comunicaçã­o, Hércules Santos emprestava sua voz para narrar as partidas de futebol dos grandes times brasileiro­s, principalm­ente daquele que morava em seu coração, o Atlético-MG.

Nasceu em Belo Horizonte (MG), onde se formou em jornalismo. O pai era locutor e tinha o sonho de narrar futebol, fato que o ajudou a escolher o rádio como profissão.

A primeira narração foi em 2002, no jogo Atlético-MG contra o Sport pela Copa do Brasil.

A esposa, a professora Daniela Cristina Dias dos Santos, 41, conta que ele se esforçava muito para esconder a predileção pelo time —revelada somente após a sua morte. Hércules era considerad­o referência na comunicaçã­o esportiva em Minas Gerais.

“Seu sorriso e coração eram tão grandes quanto o campo de futebol. Meu marido foi um cara bom, generoso e humilde, uma pessoa sempre disponível”, diz Santos.

Quando a bola não rolava em campo, a música tomava conta dos seus momentos de lazer. O casal tinha uma banda de rock e estava planejando voltar aos palcos. “Ele amava rock e blues”, afirma Santos.

A guitarra eletrizant­e ganhava vida nas mãos de quem queria encantar com os riffs ou com a narrativa empolgante de um jogo de futebol. Não foi possível.

A anemia falciforme deu força à pneumonia e o juiz apitou o final do jogo.

“Ele já sabia que não passaria dos 45 anos e sempre me preparou para a sua morte. As camisas do time do coração serão entregues às crianças quando estiverem adultas. Foi um dos pedidos que fez.”

Hércules Santos morreu no dia 3 de outubro, aos 45 anos. Deixa esposa e dois filhos, de 1 e 3 anos.

ROBERTO ROSENTHAL

Aos 70, solteiro. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530 ANNA ZARANISE

Aos 93, viúva. Sexta (18/10) ao meio-dia. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530

7º DIA

JOSé RIBEIRO FILHO

Neste sábado (19/10) às 18h, Paróquia Santa Rita de Cássia, rua Dona Inácia Uchôa, 106 - Vila Mariana

1 MÊS

MARIA CECÍLIA MARTINHO FERRAZ DE CAMPOS Neste sábado (19/10) às 14h30, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, praça Nossa Sra. Aparecida, s/nº - Moema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil