Folha de S.Paulo

Nasa apresenta seus novos trajes espaciais para viagens à Lua e além

- Kenneth Chang

A Nasa (agência espacial americana) apresentou nesta terça (15) dois protótipos de trajes espaciais que devem ser usados em futuras missões para a Lua.

Os trajes terão melhorias em relação aos modelos existentes tanto para homens como mulheres, incluindo mais conforto e opções de movimento.

Enquanto a Nasa corre para cumprir o prazo do governo Trump de voltar à Lua em 2024, ela também precisa garantir que os astronauta­s terão a capacidade tecnológic­a de pisar no satélite de novo, pela primeira vez desde 1972.

Um dos trajes, de tecido laranja brilhante, deverá ser usado por astronauta­s durante o lançamento e a reentrada na Terra enquanto eles estiverem dentro da cápsula Orion, a nave projetada para viagens no espaço profundo na qual a agência trabalha há 15 anos. A roupa oferece proteção e oxigênio para eles em caso de acidentes que possam despressur­izar a cápsula.

O outro, nas cores vermelha, branca e azul, foi batizado de unidade de mobilidade de exploração extraveicu­lar. Os astronauta­s o usarão quando explorarem a superfície da Lua.

Este último foi apresentad­o por Kristine Davis, que trabalha no setor de engenharia de trajes espaciais da Nasa. A peça oferece mobilidade adicional ao astronauta e permite que ele dobre as pernas.

As novas roupa serão fabricadas em uma variedade de tamanhos maior do que a disponível hoje. Em março, a primeira caminhada espacial 100% feminina não ocorreu por falta de trajes adequados.

Os modelos foram criados para resistir a temperatur­as de -150°C a 150°C. Cada um deles traz semelhança­s com antigos trajes da Nasa.

Outras roupas espaciais têm aparência mais futurístic­a. A SpaceX, que pretende mandar astronauta­s para Estação Espacial Internacio­nal no futuro próximo, enviou um manequim com traje espacial 1 para a órbita em março. Ele tinha um capacete feito em impressora 3D e um design em preto e branco que parecia ter se inspirado em uniformes usados em corridas de motociclet­a.

A Boeing, cuja Starliner também pretende ir à estação, estreou seu traje azul 2 com zíper em 2017. Ele é 10% mais leve do que o usado pelos astronauta­s atualmente.

Já a Virgin Galactic apresentou, na quarta (16), em parceria com a Under Armour, suas roupas para turistas espaciais 3 . Os modelos não são como os da Nasa para caminhadas no espaço —são macacões mais compactos que se assemelham aos usados por pilotos militares, com um design descrito como “sexy”.

 ?? Liu Jie/ Xinhua ?? Trajes espaciais apresentad­os nesta semana pela Nasa para missões à Lua
Liu Jie/ Xinhua Trajes espaciais apresentad­os nesta semana pela Nasa para missões à Lua
 ?? Boeing/Divulgação ?? 2
Boeing/Divulgação 2
 ?? Flavio Sampaio/Folhapress ?? 1
Flavio Sampaio/Folhapress 1
 ?? Under Armour/Divulgação ?? 3
Under Armour/Divulgação 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil