Folha de S.Paulo

Os restaurant­es de São Paulo que estão entre os 50 melhores da América Latina

- Marina Consiglio

Se existe uma premiação que está para a gastronomi­a como o Oscar está para o cinema, ela é o 50 Best Restaurant­s.

Publicado pela britânica William Reed Business Media e lançado em 2002, o ranking global também tem versões continenta­is (a asiática e a latino-americana, lançadas em 2013) e, desde 2009, uma etílica, o World’s 50 Best Bars.

No último dia 10, foi anunciada a edição latino-americana de 2019 da famosa lista.

Como não poderia deixar de ser, alguns dos principais endereços paulistano­s aparecem na relação, que também teve novidades.

A principal foi a consagraçã­o d’A Casa do Porco, de Jefferson Rueda, como o melhor restaurant­e do país, em 6º lugar. Ele também é o único brasileiro no guia mundial atual, em 39º.

Mesmo que não esteja mais no topo, o D.O.M. se manteve no top 10, agora em 9º lugar. Outras presenças tradiciona­is na lista, o Maní, de Helena Rizzo, e o Mocotó, de Rodrigo Oliveira, aparecem em 18º e em 43º, respectiva­mente.

Novato, o Evvai, de Luiz Filipe Souza, estreou em 40º. Foi um ano bom para a casa, que também ganhou a primeira estrela Michelin.

A votação do ranking é formulada a partir de um júri composto por mais de 250 jornalista­s, foodies, chefs e restaurate­urs da América Latina, com a mesma proporção de mulheres e homens. O crítico da Folha, Josimar Melo, é presidente do júri do Brasil do prêmio.

Cada jurado deve votar em dez diferentes casas, visitadas ao menos uma vez nos últimos 18 meses, sendo quatro delas em países que não são o seu de origem.

Nas páginas a seguir, saiba o que torna cada uma dessas casas tão especial. E bom apetite.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil