Folha de S.Paulo

Polícia prende um dos traficante­s mais procurados

-

A polícia prendeu nesta sexta (18) em Campinas (SP) um libanês de 64 anos apontado como chefe de quadrilha especializ­ada em tráfico internacio­nal de drogas. Joseph Nour Eddine Nasrallah, conhecido como “Sheik”, era foragido desde 2017.

Ele figurava o topo da lista do Ministério da Justiça com os 20 mais cobiçados pelas polícias do Brasil. Tem atualmente condenaçõe­s por tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Sheik ficou conhecido por construir em Valinhos (SP) uma mansão luxuosa, avaliada, em 2007, em R$ 40 milhões. Daí a alcunha que passou a figurar fichas policiais.

Naquele ano, ele foi preso pela Polícia Federal, na Operação Kolibra (Conexão Líbano-Brasil), suspeito de liderar a organizaçã­o que compra toneladas de cocaína na América do Sul e exporta em navios cargueiros para os EUA, Europa e Oriente Médio.

A mansão, descoberta na época da prisão, tinha banheira de R$ 243 mil e paredes de mármore com ouro.

Ele passou quase sete anos na cadeia, mas em 2013 conseguiu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, e foi liberado. Em maio de 2016, voltou à prisão após condenação em segunda instância, a dez anos por associação ao tráfico transnacio­nal.

Mas o STF mandou soltálo de novo, porque a decisão não havia transitado em julgado. No mês seguinte, a liminar foi cassada, mas a polícia não soube mais de Sheik.

Os agentes o prenderam após denúncias de que Sheik se reuniria no restaurant­e de um hotel em Campinas com compradore­s de cocaína que seriam distribuíd­as em Paraisópol­is, na zona sul da capital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil