Folha de S.Paulo

Assim como o tio Deodoro, Hermes não deixou saudades na Presidênci­a

Militar, que enfrentou revoltas e crise econômica, é tema do sétimo volume da Coleção Folha

- Naief Haddad

Com a Proclamaçã­o da República, em 1889, um Fonseca chegou ao poder. Vinte e um anos depois, outro Fonseca passou a comandar o país. O primeiro, Deodoro, era tio do segundo, Hermes.

A ligação vai além do parentesco. Ambos eram militares de alta patente, não tinham traquejo para as articulaçõ­es políticas e tentaram governar com medidas autoritári­as. Houve alguns avanços nos mandatos de um e de outro, mas o saldo geral foi negativo.

O gaúcho Hermes da Fonseca é tema do sétimo volume da Coleção Folha - A República Brasileira. Escrito pelo historiado­r Pietro Sant’Anna, o livro chega às bancas no próximo domingo, dia 27.

O governo dele foi sufocado por crises de vários tipos. Em 1910, aconteceu a Revolta da Chibata, provocada pelo descontent­amento dos marinheiro­s com os castigos físicos. Os rebeldes ocuparam embarcaçõe­s na baía de Guanabara até que uma repressão violenta pôs fim ao motim.

Dois anos depois, começou o conflito que se tornou conhecido como Guerra do Contestado. Ao longo de quatro anos, o Exército realizou ataques a um agrupament­o messiânico na divisa entre Paraná e Santa Catarina. Como na Revolta da Chibata, as tropas do governo promoveram uma matança.

Com intervençõ­es federais nas administra­ções estaduais, movimento batizado de “política de salvações”, Hermes se envolveu em conflitos com lideranças locais.

A gestão também foi conturbada na economia, mas nesse caso não houve culpa do presidente. A crise que culminaria na Primeira Guerra Mundial afetou as exportaçõe­s de café e borracha para a Europa.

Hermes deixou o Palácio do Catete em novembro de 1914. Como havia acontecido com seu tio Deodoro, poucos sentiram a sua falta.

 ?? Reprodução ?? Marinheiro­s ocupam o encouraçad­o São Paulo durante a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, em novembro de 1910
Reprodução Marinheiro­s ocupam o encouraçad­o São Paulo durante a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, em novembro de 1910
 ??  ?? HERMES DA FONSECA
O governo do militar gaúcho, o oitavo presidente do país, marca o início do fim da Primeira República
HERMES DA FONSECA O governo do militar gaúcho, o oitavo presidente do país, marca o início do fim da Primeira República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil