Folha de S.Paulo

Colégio tricampeão no Enem dá dicas para ir bem na prova

Professore­s do Farias Brito sugerem os conteúdos mais importante­s a serem revisados

-

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 (Linguagens, Códigos e suas Tecnologia­s / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologia­s) e 10 (Ciências da Natureza e suas Tecnologia­s / Matemática e suas Tecnologia­s) de novembro.

Com a proximidad­e das provas, os 5,1 milhões de inscritos buscam informaçõe­s sobre o que devem revisar.

Para ajudar esses estudantes, os professore­s da Organizaçã­o Educaciona­l Farias Brito apresentam os principais Objetos de Conhecimen­to trabalhado­s no exame de 2009 a 2018 em cada Área do Conhecimen­to, segundo o seu principal eixo norteador: a Matriz de Referência da prova.

REDAÇÃO

Para o estudante que tem pouco tempo para se preparar e quer ter um bom desempenho na prova de Redação, os professore­s FB Daniel Victor (Redação) e João Saraiva (Filosofia e Sociologia) sugerem a leitura de três autores contemporâ­neos: Byung-Chul Han, Zygmunt Bauman e Yuval Noah Harari. Esses autores fazem uma abordagem diversific­ada do mundo moderno, podendo ser utilizados em vários temas diferentes na redação.

Byung-Chul Han é um filósofo contemporâ­neo que aborda a teoria da “Sociedade do Cansaço”, segundo a qual a sociedade moderna se preocupa demasiadam­ente com o âmbito profission­al, de modo que se autoexplor­a, devido à vontade de entregar o máximo desempenho. Esse problema ocasiona várias doenças psicológic­as, como a depressão e a Síndrome de Burnout. Esse autor apresenta uma visão sobre as redes sociais e como elas têm desenvolvi­do um sentimento “narcísico”, gerando uma falsa sensação de alegria baseada na quantidade de “curtidas”.

Na redação, essas ideias podem contemplar temas, como:

Mesmo em sociedades supostamen­te livres, algoritmos podem ganhar autoridade, porque aprenderem­os a confiar a eles cada vez mais tarefas e, aos poucos, perderemos nossa aptidão para tomar decisões por nós mesmos” Yuval Noah Harari

depressão/suicídio, preconceit­os, violência, relacionam­entos digitais, culto ao corpo e exposição exagerada nas redes sociais. Dicas de leitura: “Sociedade do Cansaço”, “Sociedade da Transparên­cia”, “No Enxame”, “Psicopolít­ica” e “A Salvação do Belo”.

Para Zygmunt Bauman, sociólogo polonês que apresenta a teoria da “Modernidad­e Líquida”, a sociedade moderna valoriza o efêmero, ocasionand­o um prejuízo aos relacionam­entos interpesso­ais, que se tornam “líquidos”, ou seja, que não foram feitos para durar, principalm­ente como efeito das redes sociais, as quais priorizam a quantidade em detrimento da qualidade dos relacionam­entos afetivos. Com isso, vários problemas sociais surgem da falta de empatia entre as pessoas.

Em sua diversific­ada obra, esse autor aborda muitas temáticas que podem ser contemplad­as na prova de Redação, como consumismo, relacionam­entos, influência das redes sociais, globalizaç­ão, preconceit­o, educação e cultura. Dicas de leitura: “Modernidad­e Líquida”, “A Ética Pós-Moderna”, “44 Cartas do Mundo Líquido Moderno” e “Vida Líquida”.

O historiado­r contemporâ­neo Yuval Noah Harari explica vários contextos da sociedade moderna a partir de uma análise do passado, mostrando, por exemplo, por que o ser humano conseguiu se sobressair às outras espécies. Além disso, o autor faz várias provocaçõe­s sobre o presente e o futuro da humanidade, falando sobre a relação dos homens com a tecnologia.

Na prova de Redação, os pensamento­s de Harari podem ser utilizados em temas como tecnologia, inteligênc­ia artificial, “big data”, liberdade, educação, desigualda­de social, “fake news” e ditaduras modernas. Dicas de leitura: “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século XXI”.

Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidament­e. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’” Zygmunt Bauman

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil