Folha de S.Paulo

Energia vital

Parques e áreas verdes em cidades grandes como Guarulhos são o cenário ideal para quem quer manter a forma e ainda ganhar mais tranquilid­ade e qualidade de vida

-

Ar puro, cheiro das plantas, vento batendo no rosto, sombras gostosas e som dos animais. Os parques das cidades grandes são o refúgio para quem busca tranquilid­ade e bem-estar.

E podem ser também o cenário ideal para quem quer manter a forma e a saúde em dia.

Atividades físicas ao ar livre são mais prazerosas e ajudam a combater o estresse, incrementa­ndo a qualidade de vida.

Para iniciar essas práticas, no entanto, é necessário estar atento para evitar lesões e outros problemas físicos e para transforma­r o esporte em uma atividade duradoura.

A primeira medida é procurar orientação médica para avaAtualme­nte, liar as restrições e buscar indicações das modalidade­s mais indicadas para cada indivíduo.

A escolha do esporte também deve levar em conta a personalid­ade e os objetivos do praticante.

Pessoas mais agitadas precisam gastar mais energia. Os mais contemplat­ivos podem buscar práticas mais calmas, como ioga, tai chi chuan ou pilates.

muitos profission­ais oferecem os mais diversos tipos de treinos em grupo em parques e praças como, por exemplo, ioga, pilates, capoeira, Mahamudra, funcional, tai chi chuan, lian gong, corrida e ciclismo, entre outros.

Assim como os esportes coletivos, eles são uma ótima alternativ­a para pessoas que gostam de socializar enquanto praticam esporte.

Se o objetivo é perder peso, a corrida tende a ser uma boa indicação.

Depois da escolha da modalidade, é necessário procurar o espaço ideal para essa prática.

Ter um parque perto de casa é um ótimo incentivo para sair de casa para se exercitar.

A cidade de Guarulhos oferece uma série de áreas verdes com boa infraestru­tura para os moradores que querem cuidar do corpo e da mente.

O parque da Saúde é um desses locais. Ele oferece trilhas para corrida e caminhada sob a sombra das árvores, equipament­os de ginástica e uma quadra de areia.

O Bosque Maia, por sua vez, tem uma estrutura completa para esportes com pista de 3 km para treinos de corrida, quadras poliesport­ivas, espaço para capoeira, pistas de skate e bicicross e equipament­os de ginástica.

Já o parque Julio Fracalanza, além de possuir pista para corrida recebe eventos e oferece aulas de esportes e terapias corporais.

 ?? Shuttersto­ck ?? Corredora se exercita em parque
Shuttersto­ck Corredora se exercita em parque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil