Folha de S.Paulo

“A escola ajuda a entender diferentes formas de pensar”

GABRIELA WERTHEIMER, 16 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio

-

Eu estudo no Porto desde quando tinha cinco anos. Para mim, tem alguns diferencia­is que me deixam feliz: muitos cursos extras, o ensino de várias línguas.

Um dos cursos extras chama Projeto Conexão que incluem videoconfe­rências. Nele, nós conversamo­s com gente do mundo inteiro sobre vários temas. Na última vez, o tema que escolhemos para a conversa foi diversidad­e. Conseguimo­s ter contato com diferentes opiniões, é algo que eu não teria se tivesse aulas apenas dentro da sala.

Nós fazemos conexões com outras culturas e isso nos dá uma boa visão do mundo. Nesse projeto, já falei com gente de cinco continente­s diferentes: com curdos, alemães, norteEstou -americanos, australian­os, com gente de muitos países, são tantos que nem me lembro de todos!

Esse projeto é muito legal, e cada ano nós falamos sobre um tema. Teve uma vez em que escolhemos imigração. Então falamos com estudantes alemães, que nos contaram sobre a vida dos refugiados que moravam na Alemanha, como estava sendo a adaptação deles… Numa outra vez, conversamo­s com estudantes da Colômbia, que compartilh­aram com a gente como era o dia a dia deles, como era o país. Os outros estudantes também perguntam muita coisa pra gente, é um aprendizad­o para os dois lados.

No Porto Seguro, aprendi inglês, espanhol, alemão e porGosto tuguês. A escola sempre me ajudou muito a entender não apenas outras línguas, mas também diferentes formas de pensar.

Eu fui para a ONU, em julho, por meio do meu trabalho voluntário, a turma do Jiló, onde participei de um evento chamado Nexus Global Summit, que teve duração de três dias e pudemos discutir os problemas do mundo inteiro. O meu projeto voluntário foi convidado pela ONU por ser o único projeto com esse viés no Brasil, então houve uma seleção de todas as pessoas que se inscrevera­m. Fiquei uma semana em Nova York.

 ??  ?? A aluna Gabriela Wertheimer
A aluna Gabriela Wertheimer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil