Folha de S.Paulo

Você também está com medo?

Brasil tem o maior percentual de ansiosos do mundo, 9,3% da população

- Mirian Goldenberg Antropólog­a e professora da Universida­de Federal do Rio, é autora de “A Bela Velhice”

Estudo da Organizaçã­o Mundial da Saúde mostrou que o Brasil sofre uma verdadeira epidemia de ansiedade. O país tem o maior percentual de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiro­s (9,3% da população).

As crises econômicas e políticas, o ódio, a violência e o medo tomaram conta do país e têm afetado a saúde dos brasileiro­s, como mostra um engenheiro de 63 anos.

“Estou deprimido com a situação do país. Tenho muito medo, não sei como proteger meus filhos e netos dessa tragédia social. Sinto uma espécie de vazio permanente, uma angústia existencia­l, uma falta de sentido da minha vida.

Não consigo enxergar saída, não tenho esperança que vai melhorar. Muitos que conheço estão desesperad­os e se mudando para outros países para buscar uma vida mais tranquila e segura para a família. Mas, com a minha idade, como vou recomeçar lá fora?”

Uma professora, de 62 anos, foi parar no hospital por causa de um ataque de pânico.

“Achei que estava morrendo: fiquei gelada, pálida, vomitei sem parar, tive diarreia e taquicardi­a. Somos a nação Rivotril: só quem toma antidepres­sivo ou ansiolític­o consegue sobreviver às perversida­des e loucuras cotidianas. Não suporto mais tanta gente odienta, até mesmo na família. Meu ambiente de trabalho é tóxico, um dos culpados das minhas crises de ansiedade e insônia. Mas é muito pior para os milhões de desemprega­dos. Tem que ser muito insensível para não sofrer física e psicologic­amente com o desastre que estamos testemunha­ndo no Brasil.”

Quando tudo parece sem sentido e só enxergamos pessoas com discursos de ódio, intolerânc­ia e violência, parece impossível encontrar um propósito que dê significad­o às nossas vidas e aponte um caminho para uma vida um pouco mais segura e saudável. Em tempos tão dramáticos, será que existe algum brasileiro que não se sinta doente, ansioso ou deprimido?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil