Folha de S.Paulo

DOIS EM UM

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve discutir a prisão imediata de condenado em júri popular, por homicídio, na mesma sessão em que finalizará, no dia 7, o julgamento da prisão depois de condenação em segunda instância.

jogo rápido Criminosos que atentam contra a vida, portanto, não seriam beneficiad­os por mudança que defina que uma pessoa só pode ser presa depois do esgotament­o de todos os seus recursos em tribunais. Eles já seriam detidos em primeira instância.

calendas Um dos principais argumentos contra a queda da segunda instância era justamente o de que assassinos poderiam sair livres, leves e soltos de tribunais confiando que recursos infinitos poderiam livrá-los de cumprir a pena.

vamos conversar O tema dever ser levantado pelo presidente da corte, Dias Toffoli, quando apresentar seu voto sobre segunda instância.

de vez Os ministros poderão optar por decidir o assunto na mesma hora. Ou então discutir, em sessão seguinte, um caso que o ministro Luís Roberto Barroso pediu que fosse levado ao plenário justamente para debater a prisão imediata de criminosos que atentem contra a vida.

xarope O vídeo de Jair Bolsonaro comparando o STF a uma hiena que o atacava rachou o tribunal: uma parte dos magistrado­s pressionou o ministro Dias Toffoli por uma resposta contundent­e, como mostrou o Painel na terça (29). Outra achava que o desprezo era o melhor remédio.

xarope 2 A ala que pregava o silêncio analisa que, apesar da gravidade, os ataques do presidente já viraram motivo de chacota e não merecem reação.

megafone A Comissão de Cultura da Câmara vai solicitar uma reunião com o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEMRJ), para debater o que chama de tentativas de censura do governo à cultura e à ciência.

megafone 2 A ideia é discutir a suspensão de espetáculo­s em órgãos ligados ao governo e as denúncias de censura no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

nadar de braçada O ex-nadador Edmilson Dezordo é o novo chefe de gabinete da Secretaria da Diversidad­e Cultural do governo Bolsonaro. O Ministério da Cidadania, via assessoria de imprensa, não comenta a nomeação nem diz quais são as atribuiçõe­s do cargo.

braçada 2 Dezordo já ocupou outros postos: em maio de 2018, assumiu a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (Snear), vinculada à Secretaria Especial do Esporte— ele foi exonerado em julho.

jogo de cena O diretor Josias Teófilo, que está em Brasília gravando depoimento­s para o documentár­io “Nem Tudo se Desfaz”, assistiu a um ensaio da peça “Os Demônios”, na segunda-feira (28).

A montagem será dirigida pelo Teatro Brasileiro de Arte, companhia criada por Roberto Alvim, que comanda o Centro de Artes Cênicas da Funarte.

decoração Depois do ensaio, Teófilo visitou o escritório de Alvim. “É o único lugar na Secretaria de Cultura que tem uma bíblia”, afirma o diretor. Um quadro com a foto de Bolsonaro em que está estampada a frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” também compõe a decoração.

ver e ouvir O ator Paulo Betti fará a audiodescr­ição para cegos do seu filme “A Fera Na Selva” na sessão que exibirá o longa-metragem na sexta-fera (1º), no cinema Petra Belas Artes, em São Paulo.

bonito Questões comportame­ntais como inteligênc­ia, alegria e autoconfia­nça superam atributos físicos como peso e aparência facial na hora de atribuir beleza a homens e mulheres. É o que aponta uma pesquisa da empresa Ipsos.

elegante Segundo o levantamen­to, o quesito gentileza, um dos 19 listados, foi citado em 71% das entrevista­s como o atributo que mais influi na beleza de homens e de mulheres. O estudo online teve 19 mil entrevista­dos de 27 países, incluindo o Brasil.

nana, neném A Sextante contratou o livro “Nothing Much Happens” [Não Acontece Nada] , da americana Kathryn Nicolai, inspirado em um podcast estadunide­nse que traz histórias de ninar para adultos. Segundo a editora, os 40 contos da publicação “desacelera­m e relaxam”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil