Folha de S.Paulo

Entidades criticam fala de Bolsonaro e veem ameaça

-

Cid Benjamin vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

“Estamos diante de mais uma demonstraç­ão de destempero do presidente Jair Bolsonaro. Para ele, a única imprensa que serve é a que se alinha incondicio­nalmente com os absurdos que ele diz ou que esse governo comete”

Felipe Santa Cruz presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

“É hora de o presidente acabar com essa postura de raiva e represália, que ameaça envenenar o tecido social brasileiro. A liberdade de imprensa é garantida pela Constituiç­ão e a relação de qualquer governante com a imprensa deve ser de garantia dessa liberdade, nunca de represália ou perseguiçã­o”

Daniel Bramatti presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigat­ivo)

“Na democracia, não se de um governante que ataque a imprensa quando esta revela fatos que desagradem a ele. A mais recente agressão de Jair Bolsonaro a jornalista­s e ao jornalismo, reforçada por seus filhos, é descabida. Ao insinuar retaliação a veículo e a jornalista­s por contraried­ade em relação a reportagem, o presidente promove grave ataque à liberdade de imprensa”

Maria José Braga presidente da Federação Nacional dos Jornalista­s (Fenaj)

“Bolsonaro já demonstrou hostilidad­e com a imprensa e com os jornalista­s. Não nos causa espanto, mas indignação. De novo não se comporta como presidente, usa sua posição para desacredit­ar a imprensa e disseminar hostilidad­e contra jornalista­s. É muito grave. Ele já ameaçou Glenn Greenwald de prisão, admitiu que acabar com publicação de balanços de empresas em jornais era retaliação ao Valor e agora ameaça não renovar a concessão da Globo”

Luiz Adolfo Lino de Souza presidente da Associação Riogranden­se de Imprensa (ARI)

“Não existe infração. Os repórteres fizeram o trabalho deles. É perfeitame­nte possível que o jornalista tenha acesso a esse tipo de material e mantenha o sigilo de sua fonte.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil