Folha de S.Paulo

Negócios carregados

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini e colaborou Ricardo Ampudia Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O endosso do governo Bolsonaro à compra de armas já leva fabricante­s estrangeir­os a expandirem suas áreas de atuação. A multinacio­nal Sig Sauer, que opera no Brasil com venda de armas para governo desde o fim de 2017, quando assinou seu primeiro contrato no Ceará, agora investe no comércio para pessoas físicas. Segundo sua distribuid­ora no país, a Performa Extreme/Sig do Brasil, serão entregues neste mês as primeiras unidades de uma série com 2.000 pistolas.

ALVO A previsão é que venham 8.000 em 2020. O fornecimen­to das armas será feito com treinament­o para categorias como defesa pessoal, competição esportiva e proteção de propriedad­es rurais, de acordo com a empresa.

SUSTO A exaltação de Bolsonaro na live de terça (29) sobre o caso Marielle foi um dos grandes assuntos entre empresário­s nesta quarta (30). Alguns ficaram preocupado­s com o risco de que uma nova crise pudesse atrasar o anúncio de medidas econômicas da próxima semana.

CALMASEM MEDO A calma veio dos sinais de tranquilid­ade transmitid­os nas manifestaç­ões públicas de Paulo Guedes e Hamilton Mourão.

SEGURANÇA A Bolsa subiu mais um pouco e ficou a impressão de que a fala irritada do presidente foi mais do mesmo, nas palavras de um grande empresário. Outro ironizou o fato de que o próprio Bolsonaro, na live, demonstrou um receio maior que o mercado de que a situação poderia abalar a confiança no país.

PAVIO Após recentes atritos que provocaram greve e a exclusão de pais de funcionári­os dos Correios do plano de saúde, os conflitos voltam a crescer na estatal. Trabalhado­res questionam a assembleia geral extraordin­ária realizada na quintapass­ada (24) sobre o novo estatuto do Postal Saúde, que opera os planos de saúde dos profission­ais.

TRILHOS No evento para potenciais investidor­es do programa de concessões do governo paulista realizado no Palácio dos Bandeirant­es nesta quarta (30), a exploração de receitas comerciais nas áreas das estações de trens da linhas 8 e 9 da CPTM, em São Paulo, parece ter sido o grande atrativo para interessad­os.

FIO Segundo Rodrigo Abreu, diretor de operações e negócios da Oi, a empresa pretende participar do leilão do 5G, ainda sem data, mas estuda alternativ­as. Uma opção é alugar os mais de 300 mil quilômetro­s de fibras óticas da rede da Oi para outras operadoras conectarem suas antenas.

PRÊMIO A 29ª edição do Folha Top of Mind reuniu cerca de 1.300 pessoas no Tom Brasil na terça (29). No evento, conduzido por Danielle Winits e Marcelo Marrom, subiram ao palco empresário­s, publicitár­ios e representa­ntes das marcas.

CAMISA A equipe de Omo, vestida com roupas iguais, recebeu o Top do Top —na última edição, dividiu troféu com Coca-Cola, Nike e Samsung— e o Top Confiança. “Relançamos a marca e inserimos a cultura popular na nossa linguagem”, disse Giovanna Gomes, diretora de marketing da Omo.

CONEXÃO Shell e Lubrax ganharam a categoria de óleo lubrifican­tes. “Adotamos uma abordagem mais digital e o prêmio sinaliza que isso faz sentido”, afirmou Luiz Eduardo Passos, gerente-geral da Shell Lubrifican­tes.

FUTURO Estações de carregamen­tos para carros elétricos, como as que existem em postos da rede na Europa, estão nos planos para o Brasil, de acordo com Passos.

VIAGEM Gol e CVC levaram o prêmio de turismo. A CVC quer oferecer destinos com preços acessíveis para driblar a lenta retomada da economia, disse Lúcia Bittar, diretora de marketing.

MAR Segundo a executiva da CVC, a companhia está ajudando a limpar as manchas de óleo das praias, financiand­o equipament­os e fornecendo transporte para voluntário­s.

CONTA Vencedor da categoria de bancos desde 1992, o Banco do Brasil ganhou também o troféu Top Aplicativo de Bancos, junto com Itaú, Bradesco e Caixa. “Nossos 211 anos são de solidez, mas trazemos inovação. Vamos lançar uma carteira digital em novembro”, disse Paula Sayão, gerenteexe­cutiva de marketing.

VISÃO Volkswagen e Fiat foram as marcas de carro mais citadas no Brasil. Leandro Ramiro, gerente-executivo de marketing da Volkswagen, afirma que a companhia vive sua maior ofensiva de produtos. A empresa também testa a venda de veículos feita com óculos de realidade virtual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil