Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br

Élcio já havia negado ter visitado ‘seu Jair’

O ex-PM Élcio de Queiroz, um dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco, já havia negado a investigad­ores que tivesse citado a casa 58 para o porteiro quando visitou o condomínio em que vive Jair Bolsonaro, no Rio —o imóvel é do próprio presidente.

faz tempo “Isso já havia sido esclarecid­o nos autos há bastante tempo. Ele foi à casa do Ronnie Lessa [outro suspeito do crime e vizinho de Bolsonaro]. Nunca disse na entrada que iria na casa do presidente”, diz o advogado Henrique Telles, que defende o ex-PM.

planilha “O porteiro anotou o número errado da casa. O problema é dele”, segue Telles, afirmando que os investigad­ores mostraram a Élcio de Queiroz os registros da guarita do condomínio com o número 58 ao lado de seu nome. “Ele disse que estava errado.”

planilha 2 Na terça (29), o Jornal Nacional revelou que o porteiro não apenas anotou o número da casa de Bolsonaro nas planilhas —mas também afirmou ter interfonad­o para a residência e falado com o “Seu Jair”. Detalhe: o presidente estava em Brasília.

pinóquio O próprio Ministério Público do Rio afirma que o porteiro mentiu.

para tudo E os advogados de Élcio e Ronnie Lessa vão apresentar à Justiça um pedido de suspensão do processo em que são acusados de matar a vereadora.

pedra dura Eles vão sustentar que gravações que estão numa denúncia sobre obstrução da Justiça apresentad­a pela ex-procurador­a Raquel Dodge citam novos suspeitos de cometer o crime. “É preciso suspender o processo até que esses fatos sejam esclarecid­os”, diz Telles.

me explica O ex-ministro José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns, entrará nesta quinta (31) no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma queixa-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em nome do Greenpeace.

me explica 2 Salles insinuou que um navio da organizaçã­o internacio­nal poderia ser responsáve­l pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste.

ponto final O filme “Chatô O Rei do Brasil”, teve as contas aprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas a União) na quarta (30) —quase duas décadas depois de as primeiras denúncias contra o ator e diretor Guilherme Fontes terem sido divulgadas.

recomeçar “Vou respirar fundo, reabrir minha empresa e voltar a produzir”, diz o ator, que chegou a chorar com amigos ao receber a notícia. “O Brasil não é para amadores.”

em dobro Fontes segue: “Eu tinha 30 anos e milhões de planos. O país vem e me diz que não poderia mais fazer o que ele mesmo já tinha me autorizado [o filme, que acabou lançado apenas em 2015]. A gente tem que pensar duas vezes antes de confiar”.

espectador O ator americano Willem Dafoe, que esteve em SP na terça (29) para lançar o filme “O Farol”, diz que entendeu a situação política do Brasil quando assistiu ao documentár­io “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa. “Aquele filme tornou as coisas muito claras para mim.”

espectador 2 “Sei o que está acontecend­o [no Brasil]. As florestas e como elas têm sido exploradas são assuntos de muita discussão nos Estados Unidos. Então eu realmente vejo, me preocupo, e torço por um futuro melhor”, afirmou Dafoe.

atividade O setor de comércios e de serviços paulista gerou 31.862 vagas de empregos formais em agosto. O número é resultado da diferença entre as 308.873 contrataçõ­es e os 277.011 desligamen­tos registrado­s no período no estado SP, segundo levantamen­to da Fecomercio.

ocupação É o terceiro mês consecutiv­o em esses setores aumentaram o número de vagas. Em julho, foram criadas 13.296 postos. Em junho, 9.238. Em maio, 3.184. A Fecomercio­SP diz que há um estoque ativo de 10,1 milhões de vagas.

racismo O julgamento do processo em que quatro pessoas são acusadas de promover ataques racistas contra a apresentad­ora da Globo Maju Coutinho pela internet está entrando na reta final. A Justiça está recebendo as consideraç­ões finais das partes.

crime A ação tramita em segredo de justiça na 5ª Vara Criminal da Barra Funda, em São Paulo. O caso se baseia em denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil