Folha de S.Paulo

Com manchas no litoral do Espírito Santo, óleo chega à região Sudeste

- Matheus Moreira João Valadares

são paulo O óleo que já atingiu praias de todos os estados do Nordeste chegou ao Sudeste na quinta-feira (7). A informação foi divulgada pela Marinha em comunicado na sexta (8).

Segundo a nota, foram encontrado­s e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo.

As amostras recolhidas foram enviadas para o IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira), que confirmou que o óleo é o mesmo encontrado em outras regiões do país.

Antes desse anúncio, 409 locais em todos os estados do Nordeste haviam sido afetados pelas manchas de óleo. Pelo menos 95 animais foram encontrado­s mortos em oito estados.

Em Sergipe, 12 aves migratória­s na Apa-Sul (Área de Proteção Ambiental Litoral Sul), foram encontrada­s com vestígios de óleo. Mais de 350 animais foram recolhidos por pesquisado­res da UFBA (Universida­de Federal da Bahia) em parceria com órgãos estaduais de Sergipe.

Os bichos analisados tinham óleo nas patas e asas, o que indica que o contato com o material aconteceu na areia, e não em alto-mar, de acordo com o gestor da APA Sul, Paulo César Umbelino.

O contato pode ter acontecido nos bancos de areia do rio Real, que ficam na divisa entre o Sergipe e a Bahia.

O óleo também já atingiu o ecossistem­a de ao menos 14 unidades de conservaçã­o. Na sexta (8), o Parque Nacional de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversi­dade marinha do Atlântico Sul, foi reaberto para visitação.

O parque estava fechado desde o dia 1º, quando as autoridade­s confirmara­m a presença de fragmentos de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélag­o.

Praias afetadas pelo óleo em PE estão liberadas para banho

recife Testes laboratori­ais pedidos pelo governo de Pernambuco atestam que todas as 16 praias intensamen­te atingidas por manchas de óleo nas últimas semanas estão liberadas para o banho.

Os testes, elaborados pela UFPE (Universida­de Federal de Pernambuco) e pelo Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), não detectaram presença de hidrocarbo­netos, compostos orgânicos encontrado­s no petróleo. Também foi realizada análise para benzeno, que é liberado após a decomposiç­ão do óleo cru.

A última coleta foi feita em 31 de outubro. Até então, havia apenas diagnóstic­os relativos ao índice de balneabili­dade, que só levava em consideraç­ão a presença de coliformes fecais na água do mar. Na lista das praias liberadas, estão as famosas Carneiros, Maracaípe, Muro Alto e Tamandaré, todas no litoral sul.

Apenas na coleta dos dias 24 e 26 de outubro, a praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, apresentou índice de hidrocarbo­netos acima do limite previsto pela resolução do Conama 357/2005. No teste do dia 31, não houve presença do material tóxico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil