Folha de S.Paulo

Esvaziado em casa, Palmeiras perde e confirma título flamenguis­ta

Apenas 22 mil pagantes estiveram no Allianz Parque para ver derrota que deu título ao Flamengo

-

PALMEIRAS 1 GRÊMIO 2

são paulo O Palmeiras perdeu neste domingo (24) para o Grêmio por 2 a 1, no Allianz Parque, resultado que confirmou o título do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Everton abriu o placar, de pênalti, para os gremistas. Bruno Henrique, também em cobrança de penalidade, chegou a empatar para os donos da casa, mas Pepê deu números finais à partida ao encobrir Weverton e fazer 2 a 1 para os comandados de Renato Gaúcho.

Além do resultado que permitiu a conquista flamenguis­ta, os palmeirens­es também viram o Santos, que goleou o Cruzeiro por 4 a 1 no último sábado (23), tomar a segunda posição na tabela.

A falta de perspectiv­as na briga pelo título antes mesmo de a bola rolar se viu refletida nas arquibanca­das do Allianz, que receberam apenas 22.767 pagantes na derrota para os gaúchos. A média palmeirens­e no ano é de 29.800 torcedores por jogo.

Campeão brasileiro em 2018, o Palmeiras chegou a liderar a atual edição do Nacional no início do torneio. Quando o técnico português Jorge Jesus chegou em junho deste ano ao Flamengo, por exemplo, a diferença para os rubro-negros era de oito pontos.

Contudo, o time então treinado por Luiz Felipe Scolari apostou suas fichas na disputa da Copa Libertador­es e, ao contrário do ano passado, quando foi capaz de conciliar ambas as competiçõe­s, não conseguiu manter bom desempenho no Brasileiro. No torneio continenta­l, caiu para o Grêmio nas quartas de final.

A diferença do time alviverde para o Flamengo, seu principal concorrent­e ao título nesta temporada, pôde ser vista na 17ª rodada, quando as equipes se encontrara­m no Maracanã. Na época, o Santos brigava pela ponta da tabela.

Os comandados de Jorge Jesus atropelara­m o Palmeiras por 3 a 0, resultado que forçou a demissão de Felipão do comando depois de sete compromiss­os sem vitória no campeonato.

Assim que chegou ao clube, o técnico Mano Menezes conseguiu manter o Palmeiras na briga, com cinco triunfos em seus primeiros cinco jogos à frente do time.

A sequência de compromiss­os, porém, foi irregular, com cinco empates, duas derrotas e seis vitórias, enquanto o Flamengo disparou.

O aproveitam­ento de Mano no comando alviverde não é ruim (70% dos pontos disputados), mas se mostrou insuficien­te na corrida contra um Flamengo que conheceu sua última derrota na competição no dia 4 de agosto (3 a 0 para o Bahia, em Salvador).

De lá para cá, os palmeirens­es perderam três vezes (Flamengo, Santos e Grêmio) e empataram outros sete jogos. A equipe, inclusive, tem o maior número de empates no Campeonato Brasileiro entre os integrante­s do G4: o Flamengo tem seis e o Santos tem oito, mesmo número do Grêmio, que fecha a lista dos quatro primeiros.

Flamengo e Palmeiras voltam a se encontrar pela 36ª rodada, no Allianz Parque, no próximo dia 1º de dezembro.

BOTAFOGO 1 CORINTHIAN­S 0

O Corinthian­s perdeu para o Botafogo por 1 a 0, no Engenhão, neste domingo. Ainda no primeiro tempo, Diego Souza aproveitou falha da defesa do clube paulista e fez o único gol da partida.

Os cariocas foram a 39 pontos, quatro a mais que o Fluminense, primeiro na zona de rebaixamen­to e que joga nesta segunda (25), contra o CSA.

CEARÁ 1 SÃO PAULO 1

O São Paulo foi a Fortaleza e empatou com o Ceará por 1 a 1, neste domingo, no Castelão. Vitor Bueno, no primeiro tempo, marcou o gol são-paulino. No último lance do jogo, Felipe Baxola deixou tudo igual.

 ?? Rahel Patrasso/Reuters ?? Jogadores do Grêmio comemoram gol da vitória sobre o Palmeiras no Allianz
Rahel Patrasso/Reuters Jogadores do Grêmio comemoram gol da vitória sobre o Palmeiras no Allianz
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil