Folha de S.Paulo

Tio de Carlos de Nóbrega, foi mestre da pediatria

FERNANDO JOSÉ DE NÓBREGA (1930-2019)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo A pediatria brasileira perdeu seu mestre. Fernando José de Nóbrega morreu no dia 19 de novembro, aos 89 anos, por falência múltipla de órgãos.

Idealista e realizador, usou a técnica e o talento para salvar vidas, auxiliou na capacitaçã­o e formação de muitos médicos pelo Brasil afora e contribuiu para importante­s pesquisas na pediatria, como o teste do pezinho, por exemplo.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1930, viveu sua infância em Niterói, na região metropolit­ana. Lá, estudou na Faculdade Fluminense de Medicina. Após se formar médico, mudou-se para São Paulo.

“Meu pai era proativo. Um pesquisado­r e estudioso compulsivo, porque estava sempre em busca do conhecimen­to e pensava à frente do mercado”, diz o filho, o empresário Lalo Zanini, 53.

Fernando nunca enxergou o final da sua trajetória profission­al. Ainda participav­a de projetos, consultori­as, e ministrava aulas como professor convidado em várias instituiçõ­es dentro e fora do país.

Zanini não se encantou pela medicina, mas o pai adorava a gastronomi­a, seu ramo de trabalho. “Ele era um gourmet. Apreciava a boa comida e os vinhos”, relata. Sempre que possível, viajava à Portugal, país considerad­o como sua segunda pátria.

Fernando era tio de Carlos Alberto de Nóbrega, o apresentad­or de “A Praça é Nossa” (SBT). O humorista usou as redes sociais para anunciar a partida do pediatra. “Não sei quem eu perdi hoje: se foi meu segundo pai, meu tio mais amado ou o meu melhor amigo...”.

“Meu pai foi um presente na vida da família e dos amigos”, afirma Zanini. Fernando deixa a mulher, sete filhos, seis netos e dois bisnetos.

7º DIA IRMÃ LÚCIA FERREIRA MARTINS

Nesta segunda (25/11), às 19h, Igreja Nossa Senhora do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista, São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil