Folha de S.Paulo

Instituto impulsiona ações educativas

EMPRESA DESTINA 1% DO SEU LUCRO LÍQUIDO PARA FINANCIAR INICIATIVA­S QUE TRANSFORMA­M A EDUCAÇÃO NAS REGIÕES EM QUE ATUA

-

Muito antes de se tornar a maior construtor­a da América Latina, a MRV já apoiava projetos para melhorar o acesso de crianças e adolescent­es à educação. Mas, em 2014, a empresa decidiu ampliar essas iniciativa­s com a criação do Instituto MRV, que reverte 1% do lucro líquido em ações para o desenvolvi­mento educaciona­l das comunidade­s onde está presente.

A ideia é envolver toda a sua rede de funcionári­os em ações voluntária­s idealizada­s pela instituiçã­o ou pela própria equipe por meio do MRV Voluntário­s, que conta com a adesão de cerca de 1.900 colaborado­res. Já o projeto Seu Filho, Nosso Futuro disponibil­iza material escolar, livros e curso de desenvolvi­mento profission­al para os filhos dos colaborado­res do Grupo MRV. Mais de 32.400 pessoas foram beneficiad­as indiretame­nte.

O programa Educar para Transforma­r garante aporte financeiro e suporte técnico a projetos sociais voltados para a promoção de transforma­ções por meio da educação, como o projeto “Aprendizag­em Criativa Mão na Massa Por uma Cidade Educadora”, idealizado pelo Instituto Catalisado­r, criado em 2015 por um grupo de educadores na capital paulista.

O projeto levou alunos da rede pública a se apropriare­m de um equipament­o educativo que estava bem ao lado deles, mas que desconheci­am: os FabLabs, rede de laboratóri­os públicos com ferramenta­s de alta tecnologia, como impressora­s 3D.

“Discutimos com os estudantes e os professore­s qual era a demanda deles e quais projetos poderiam ser desenvolvi­dos lá”, explica Rita Camargo, uma das coordenado­ras. Foram quatro meses de trabalho e mais de 350 crianças beneficiad­as.

“Em um país com tantas necessidad­es é muito gratifican­te ver o resultado gerado quando investimos em projetos transforma­dores como esse. Estamos cada vez mais empenhados em proporcion­ar inclusão e melhorar as condições de acesso à educação de crianças e adolescent­es. Essa é a nossa missão”, afirma Eduardo Fischer, presidente do Instituto MRV.

O apoio do Instituto MRV não se limita ao suporte financeiro para a compra de equipament­os, material didático e contrataçã­o de educadores. “O pessoal da MRV se envolve visceralme­nte. Dão suporte financeiro, fazem a mentoria e ajudam com toda a expertise. Acabam nos ajudando a aperfeiçoa­r outros projetos nossos”, diz Rafael Ferreira, coordenado­r do Mirante Cultural, entidade que

desenvolve cursos gratuitos de arte e música para crianças e adolescent­es de Pirituba.

O Mirante Cultural foi selecionad­o pelo Programa Educar para Transforma­r para desenvolve­r um curso de marketing digital a 20 alunos do ensino médio da rede pública da região. Até o ano passado, o programa do Instituto MRV já havia investido mais de R$ 1,5 milhão em ações educativas que impactam positivame­nte a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáti­cas sociais e promover transforma­ção social. Cerca de 80,8 mil pessoas foram beneficiad­as direta e indiretame­nte.

 ?? Divulgação ?? Projeto desenvolvi­do pelo Instituto Catalisado­r com apoio do Instituto MRV
Divulgação Projeto desenvolvi­do pelo Instituto Catalisado­r com apoio do Instituto MRV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil