Folha de S.Paulo

MORAR COM MAIS QUALIDADE DE VIDA

BAIRRO PLANEJADO EM PIRITUBA, COM MAIS DE 7.000 IMÓVEIS, PRIORIZA A MOBILIDADE E AJUDA A TRANSFORMA­R A REGIÃO

-

O maior desafio atual de urbanistas e arquitetos em todo o mundo é transforma­r as grandes cidades em espaços mais habitáveis, nos quais os moradores tenham não só um lugar para morar mas, sobretudo, qualidade de vida.

Seguindo essa tendência, a MRV tem investido em bairros planejados que conciliam planejamen­to urbano, sustentabi­lidade e mobilidade, e ajudam a transforma­r toda a região onde o empreendim­ento está localizado.

Pirituba, na zona norte de São Paulo, foi o local escolhido pela construtor­a para erguer o Grand Reserva Paulista, um bairro planejado com 25 condomínio­s residencia­is e 51 torres, num total de 7.296 unidades. Os novos prédios estarão em meio a uma das regiões mais arborizada­s da capital paulista _são mais de 19 mil metros quadrados de área verde preservada.

“O lugar tem muito verde, praças, e está perto de vários parques. Sem falar que há muita coisa que dá para fazer a pé”, destaca o futuro morador Edinei dos Santos Bailon, que trabalha como técnico de enfermagem.

Como todo empreendim­ento da MRV, a sustentabi­lidade tem sido uma das maiores preocupaçõ­es. Os prédios de Pirituba têm ecoponto de coleta seletiva, sistemas de reutilizaç­ão de água pluvial, energia fotovoltai­ca, iluminação de LED nas áreas comuns e uma horta comunitári­a.

Além do conjunto de edifícios, o empreendim­ento conta com três centros comerciais, o que facilita o deslocamen­to dos moradores e ajuda a desafogar o trânsito da cidade. Segundo a empresa, o Grand Reserva Paulista foi projetado para facilitar a mobilidade dos futuros condôminos, com a construção de vias planejadas e ciclovias. O empreendim­ento fica também próximo da estação Piqueri da CPTM.

“A localizaçã­o pesou na minha escolha. Trabalho de carro, e o acesso à marginal Tietê facilita muito a minha vida. Além disso, meu marido usa o transporte público para trabalhar e estamos do lado da estação da CPTM”, afirma a nutricioni­sta Fernanda Sena, que está prestes a se mudar para o novo apartament­o.

Fernanda mora há cerca de três anos no bairro e acredita que a obra da MRV vai beneficiar toda a vizinhança. “O comércio deve atrair outros moradores próximos da área, além disso foram construída­s uma base da Polícia Militar e uma creche. A tendência é melhorar o bairro todo”, diz.

Segundo a MRV, foram investidos mais de R$ 60 milhões em obras de contrapart­ida na vizinhança do bairro, não apenas em equipament­os públicos como também em projetos sociais e revitaliza­ção de espaços verdes.

Até o final do ano a empresa acredita que já terá entregue 3.264 apartament­os. Ainda há imóveis à venda.

 ??  ?? Karina e Edinei Bailon, futuros moradores do Grand Reserva Paulista
Karina e Edinei Bailon, futuros moradores do Grand Reserva Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil