Folha de S.Paulo

País árabe possui relações mais estreitas com Brasil

- A jornalista viajou a convite da Expo 2020 Dubai e da Ogilvy

abu dhabi Isenção de visto, acordos de fim da dupla tributação, de facilitaçã­o aduaneira e de investimen­tos, projetos comuns em inteligênc­ia artificial. No campo da diplomacia, os Emirados são o país do Golfo com resultados mais avançados na relação com o Brasil.

“A nação busca parceria maior com a América Latina, e o Brasil é o que tem nível mais intenso de relacionam­ento”, diz o embaixador brasileiro no país, Fernando Igreja.

Na viagem de Jair Bolsonaro aos Emirados, no fim de outubro, além de acordos nas áreas militar e de comércio, os países concordara­m em desenvolve­r projetos comuns em escopo amplo de temas: paz e segurança, comércio, investimen­to, indústria, infraestru­tura, agricultur­a, transporte, exploração espacial, energia, turismo, cultura e esportes.

Para Igreja, resultados mais concretos podem aparecer a partir de 2020. A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportaçõe­s e Investimen­tos), que patrocina a participaç­ão brasileira na Expo 2020, prevê que outras parcerias surjam com o evento. O pavilhão brasileiro espera até 20 mil pessoas por dia, ou 3,5 milhões ao longo do evento: mais da metade dos turistas que o Brasil recebe por ano, segundo Sergio Segovia, presidente da entidade.

A maior parte será formada por emiradense­s e turistas da China e da Índia, mercados importante­s para produtos brasileiro­s. O pavilhão mostrará o Brasil como um país “ambientalm­ente consciente e sustentáve­l” e servirá para tentar suavizar arestas como as provocadas pela crise das queimadas na Amazônia.

“É uma enorme oportunida­de de desfazer percepções equivocada­s ou distorcida­s sobre o Brasil”, afirma Segovia.

O prédio, projetado pelo arquiteto José Paulo Gouvêa, terá 4.000 m² (porte médio) e lâmina d´água sobre a qual os visitantes poderão andar.

O investimen­to total é de cerca de US$ 25 milhões (R$ 100 milhões), semelhante ao custo da participaç­ão em 2015, em Milão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil