Folha de S.Paulo

Diversas estátuas e animais mumificado­s são descoberto­s no Egito

-

saqqara (egito) | afp Autoridade­s do Egito anunciaram no último fim de semana a descoberta de 75 estátuas de madeira e bronze e de diversas múmias de animais, como filhotes de leões, em 25 caixas decoradas com hieróglifo­s na necrópole de Saqqara, perto das pirâmides de Gizé, na região do Cairo.

Também foram encontrado­s gatos, cobras, crocodilos e besouros mumificado­s e bem preservado­s.

O Ministério de Antiguidad­es do país afirmou que a descoberta ocorreu no sopé do Templo de Bastet, que era dedicado ao culto de gatos entre os antigos egípcios.

Khaled El Enany, ministro das Antiguidad­es, descreveu o achado como “um museu [inteiro] por si só”.

Entre os artefatos revelados na escavação, estão estátuas de um touro Ápis, um mangusto, um íbis, um falcão e do deus egípcio Anúbis na forma de animal.

De acordo com a página do ministério em uma rede social, duas das múmias foram identifica­das como filhotes de leões, algo incomum. Outros três grandes felinos também provavelme­nte seriam leões.

Os artefatos pertencem à 26ª dinastia, datada do século 7 a.C., de acordo com Enany.

A descoberta também inclui uma coleção de divindades egípcias antigas na forma de estatuetas de bronze representa­ndo o deus Osíris, estátuas de madeira de PtahSoker e figuras de Sekhmet, a deusa guerreira da cura.

O Egito tenta promover sua história única como forma de revitaliza­r o turismo, setor que foi severament­e afetado pela inseguranç­a política e por ataques no país.

Críticos afirmam, no entanto, que sítios arqueológi­cos e museus sofrem com negligênci­a e má administra­ção.

 ?? Fotos Khaled Desouki/AFP ?? Estátuas e múmias de felinos encontrada­s no Egito
Fotos Khaled Desouki/AFP Estátuas e múmias de felinos encontrada­s no Egito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil