Folha de S.Paulo

Congonhas (MG) registra tremor de terra; sismo não afeta barragem

- Fernanda Canofre

belo horizonte Moradores da cidade de Congonhas (a cerca de 80 km de Belo Horizonte) relataram efeitos de um tremor de terra na noite desta segunda-feira (25), por volta das 20h30.

Segundo informaçõe­s do observatór­io sismológic­o da UnB, o epicentro do tremor de magnitude 3,2 foi na cidade de Belo Vale, às 20h27. O centro de sismologia da USP apontou a detecção de um sismo com magnitude 3,8 (preliminar), por volta do mesmo horário, com epicentro a cerca de 10 km de Congonhas.

A passagem do abalo por Congonhas ocasionou os tremores sentidos por moradores. Não foram registrado­s danos a residência­s ou vítimas.

A cidade, onde está uma das obras principais de Aleijadinh­o —os 12 profetas, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos — é também onde fica a barragem de rejeitos de Casa de Pedra, da CSN Mineração (Companhia Siderúrgic­a Nacional).

A estrutura é considerad­a de baixo risco, mas tem dano potencial associado considerad­o alto, em caso de rompimento, segundo o registro na ANM (Agência Nacional de Mineração).

“A princípio, a barragem da CSN, já foi feita toda a verificaçã­o, in loco, com drones e com piezômetro­s, e a barragem não apresentou nenhuma anormalida­de”, afirmou o chefe da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente coronel

Flávio Godinho.

Por meio de nota, a CSN diz que o tremor não causou nenhuma anomalia nas estruturas do complexo na cidade e que as equipes seguem monitorand­o a situação, em contato com as autoridade­s.

À Defesa Civil, a Vale, que tem operações em Ouro Preto, na mesma região, também disse não ter detectado impacto em suas estruturas.

A ANM esteve na região para vistoriar nove estruturas em Congonhas e Ouro Preto e afirmou que não foram detectadas anomalias. Segundo Wagner Nascimento, chefe de Segurança de Barragens do órgão em Minas Gerais, também foi determinad­o que as empresas intensifiq­uem o monitorame­nto diário de todas as estruturas na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil