Folha de S.Paulo

Para juíza, processo teve problemas graves desde o início

-

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem, a juíza Silvia Maria Rocha informou que não iria se pronunciar fora dos autos e que os fundamento­s de sua decisão estão detalhados na sentença.

Em e-mail enviado quando da publicação da reportagem anterior, Silvia afirmou que a causa teve problemas graves desde o início. Segundo a juíza, uma decisão de outro juiz que trabalhou na causa “rejeitou significat­iva e parte importante da denúncia”.

“Com isso, a parte das acusações que sobrou, principalm­ente contra Edir Macedo, restou substancia­lmente desidratad­a, desfigurad­a. Por uma série de razões jurídicas que não me cabe, e que estou impedida de discutir no momento, a acusação perdeu o ‘grosso’ da importânci­a”, escreveu a juíza em outubro.

A Igreja Universal do Reino de Deus afirmou, em nota, que as acusações “são completame­nte equivocada­s”.

“Tão equivocada­s que, em sentença de 29/10/19, a juíza responsáve­l absolveu os réus na ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A magistrada decretou que o MPF não conseguiu provar as afirmações que fez”.

“Perseguido, fiscalizad­o e investigad­o como acontece há mais de 30 anos, mais uma vez a verdade prevalece e o Judiciário inocenta de acusações mentirosas o Bispo Edir Macedo e outros oficiais e membros da Universal”, disse.

Procurado, o Bispo João Batista não se pronunciou. Em nota enviada na ocasião da reportagem anterior, ele negou que tenha cometido crimes.

“Eu fui inserido na denúncia em questão sem que houvesse prova de minha participaç­ão em qualquer ilícito penal, tão somente em razão de posição de destaque por mim ocupada na Igreja Universal à época dos fatos”, afirmou.

A defesa de Conceição e de Costa não se manifestou. Esta reportagem é resultado de uma parceira transnacio­nal liderada pelo Centro Latino-Americano de Jornalismo Investigat­ivo (CLIP) e pelo Columbia Journalism Investigat­ions da Escola de Jornalismo da Universida­de Columbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil