Folha de S.Paulo

Morreu no mesmo hospital ao qual se dedicou por 51 anos

OLINDA MARGARIDA VARELLA COSTENARO (1941-2019)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo O desejo de ajudar o próximo motivou Olinda Margarida Varella Costenaro a estudar enfermagem. Ela nasceu em Ribeirão Bonito (a 263 km de SP), mas mudouse para São Paulo em busca de trabalho e também porque sempre amou a cidade.

Depois de se formar, Olinda trilhou sua trajetória profission­al do jeito que havia sonhado: dando assistênci­a aos mais necessitad­os, dentro de um hospital.

Foram 51 anos de serviços prestados ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Ao completar 50 anos no local, foi condecorad­a na Assembleia Legislativ­a pelos serviços prestados à saúde.

Um de seus filhos, o engenheiro mecânico Mauro José Costenaro, 44, conta que ela foi a pessoa mais brava e caridosa que conheceu na vida.

“Era uma braveza para lutar por justiça. Minha mãe ajudou muita gente dentro e fora do hospital, independen­temente da posição ou classe social”, diz.

Para ela, o cuidado com os pacientes nunca foi obrigação. Olinda era o tipo de funcionári­a que chegava antes do horário e saía depois. Por isso, se irritava quando ouvia alguém dizer que funcionári­o público não trabalha.

Nos momentos de folga, gostava de ficar com a família. A paixão pelo cantor Roberto Carlos servia como dica a quem queria presenteá-la.

Depois de 51 anos de dedicação, chegou o dia em que dona Olinda trocou de lugar no hospital e passou à condição de paciente. Mesmo com plano de saúde, não quis sair das Clínicas, onde recebeu de volta o carinho dado aos pacientes.

Olinda Margarida Varella Costenaro morreu no dia 22 de novembro, aos 78 anos, de insuficiên­cia respiratór­ia. Deixa o marido, três filhos e seis netos.

ADELAIDO GONÇALVES DA MOTA

Aos 84, casado com Maria Justina de Oliveira Mota. Terça (26/11). Cemitério Memorial Parque Paulista

GUSTAVO FRANK BERGER

Aos 75, divorciado. Terça (26/11). Cemitério Israelita do Butantã

EM MEMÓRIA MARCELO CARDOSO MORETTI

Nesta quarta (27/11) às 18h30, Igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil