Folha de S.Paulo

ONG programava mutirão de cirurgias na Amazônia

- Eliane Trindade

são paulo A ONG Saúde e Alegria, alvo de um mandado de busca e apreensão nesta terça (26), organizava uma grande jornada de atendiment­o médico em Santarém (PA) ao longo dos próximos dias.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outras ONGs, como Expedicion­ários da Saúde e Renovatio, o mutirão deve oferecer 400 cirurgias no barco-hospital da Saúde e Alegria.

Após a ação policial, a ONG também deve participar na sexta-feira (29) de um encontro de lideranças da região.

“A população está mobilizada e aguarda pelos atendiment­os. Esperamos que não haja prejuízo”, disse o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (Democratas), que se disse surpreso com o fato de a polícia ter indicado brigadista­s como autores de incêndios criminosos na região.

“Não queremos fazer préjulgame­ntos. Vamos esperar a conclusão do inquérito e que os acusados tenham garantido o amplo direito de defesa.”

O médico Eugênio Scannavino, fundador da Saúde e Alegria, se diz surpreso com a “violência e o caráter intimidató­rio da ação policial”. “Essa tentativa de criminaliz­ar os ambientali­stas paralisou a nossa ONG”, lamenta.

A organizaçã­o, que atua na Amazônia há 30 anos, promoveu um curso de formação de 20 brigadista­s voluntário­s em Alter do Chão, em conjunto com Corpo de Bombeiros e o ICMBio, financiado pela Rainforest Alliance.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil