Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

REAÇÃO EM CADEIA

O procurador-geral de Justiça de SP, Gianpaolo Smanio, orientou promotores a se manifestar­em caso identifiqu­em excessos na aplicação da nova lei de abuso de autoridade. Segundo ele, representa­ções indevidas podem ser considerad­as denunciaçã­o caluniosa, gerar indenizaçõ­es e, no caso de agentes públicos, caracteriz­ar infração disciplina­r.

na mesma moeda “O abuso de autoridade não pode ser usado contra o juiz, promotor ou delegado que exerce a sua função. A lei será aplicada, mas não pode haver coação ao nosso trabalho”, diz Smanio. Ele propôs ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que baixe norma fazendo esse alerta em nível nacional. curiosidad­e A busca pelo termo “AI-5” no Google aumentou 15 vezes de segunda (25) para terça (26), após o ministro Paulo Guedes mencionar o ato que endureceu a ditadura numa entrevista nos EUA. porta na cara Uma chapa Bruno Covas-Joice Hasselmann para a Prefeitura de SP, defendida pelo governador João Doria, não tem respaldo no PSDB, segundo o presidente do diretório paulistano da legenda, Fernando Alfredo. sem tempo “Joice não acrescenta nada, ela é apenas uma modinha. Aqui ela não vai ser a rainha da cocada preta”, diz Alfredo, que defende chapa puro-sangue, com um vice tucano para Covas. dupla O PSOL estuda a criação de uma chapa com a deputada Luiza Erundina como vice de Guilherme Boulos para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2020. Na avaliação de algumas lideranças do partido, esta seria uma maneira de contornar a resistênci­a de Boulos de concorrer ao pleito.

ideologia Ligada ao Itamaraty, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) fará evento em dezembro com o jornalista Leonardo Coutinho, autor de livro que acusa o venezuelan­o Hugo Chávez (morto em 2013) de promover terrorismo e narcotráfi­co. Desde o início da atual gestão no ministério, a fundação tem sido palco de debates com convidados de forte viés antiesquer­dista.

fumaça A defesa dos quatro brigadista­s presos em Alter do Chão (PA) afirma que a detenção preventiva deles foi desnecessá­ria, já que todos sabiam que estavam sendo investigad­os e colaborava­m com a Polícia Civil.

fogo Os brigadista­s foram presos numa operação que apura a origem dos incêndios que atingiram a região em setembro. Segundo a polícia, uma investigaç­ão de dois meses apontou indícios de que ONGs atuaram como causadoras do incêndio.

cinza Caso as prisões preventiva­s não sejam revogadas na audiência de custódia nesta quarta-feira (27), a defesa vai recorrer ao Tribunal de Justiça e ao Superior Tribunal de Justiça. “São meras acusações subjetivas. Como se fossem rumores. Não havia necessidad­e da prisão”, afirma Wlandre Leal, um dos advogados dos brigadista­s presos.

bandeira 1 Taxistas de São Paulo vão homenagear o apresentad­or Gugu Liberato, morto na semana passada. Na noite desta quarta-feira (27), farão um mutirão no estádio do Pacaembu para colar adesivos com homenagens ao apresentad­or do quadro Táxi do Gugu, no qual ele se disfarçava de motorista.

bandeira 2 O comboio irá seguir o corpo de Gugu da Assembleia Legislativ­a, onde será velado, até o cemitério no Morumbi, local do enterro. A iniciativa está sendo convocada pelo vereador Adilson Amadeu (DEM).

vetado A farmacêuti­ca PratiDonad­uzzi tentou patentear medicament­os à base de “canabinoid­es em um solvente oleoso” como invenção sua. O pedido foi negado pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedad­e Industrial) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

brecha O Inpi declarou que a proposição não atende ao requisito de “atividade inventiva”, enquanto a Anvisa barrou pela possibilid­ade da inclusão do THC, componente psicoativo da maconha, na liberação. Ainda cabe recurso. Procurada pela coluna, a empresa não quis se pronunciar. na telona A cidade de Salvador (BA) receberá em 2020 a primeira edição do Black Film Festival do Hemisfério Sul. O evento, de origem norte-americana, celebra a produção negra no cinema. O lançamento ocorrerá no dia 5 de dezembro e contará com a presença de Fabienne Colas, diretora do festival.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil