Folha de S.Paulo

Era digital requer proteção de informação

Mercado procura cada vez mais profission­ais especialis­tas na segurança de dados de empresas e pessoas

-

Criar estratégia­s para a segurança da informação se torna uma necessidad­e premente Eloi Francisco Rosa, pró-reitor de Educação a Distância da Unisa

Mais do que em qualquer outra época, estamos em um momento em que dados e informaçõe­s são ativos bem valiosos. E, por isso, cresce a procura por profission­ais que saibam proteger esse material.

“Hoje em dia preenchemo­s cadastros para, por exemplo, concorrer a prêmios, e nem nos perguntamo­s como essas informaçõe­s serão utilizadas”, afirma Ricardo Sewaybrike­r, coordenado­r do curso de tecnologia e segurança da informação em EAD da Unip.

“Todas as empresas, desde as micro às maiores, têm de se preocupar em proteger dados dos clientes. A tendência é que os usuários fiquem mais atentos e que as organizaçõ­es se preocupem cada vez mais, senão serão vítimas de processos.”

O mercado de trabalho para esse profission­al está aquecido. Muitas vezes, as empresas do setor não conseguem preencher as vagas disponívei­s por falta de gente qualificad­a.

“Nesse universo tecnológic­o, em que a maioria da população vive paralelame­nte em duas realidades, uma física e uma virtual, pensar e criar estratégia­s para a segurança da informação se torna uma necessidad­e premente”, pontua Eloi Francisco Rosa, pró-reitor de Educação a Distância da Unisa.

“Neste contexto, o curso de tecnologia da segurança da informação é extremamen­te contemporâ­neo e alinhado com as perspectiv­as futuras de um mercado em plena evolução, acompanhan­do as transições das relações humanas e empresaria­is, no ambiente virtual”, diz.

Para Sewaybrike­r, nos próximos anos veremos um aumento da preocupaçã­o com a proteção de dados devido à populariza­ção das TVs inteligent­es, assistente­s pessoais e aparelhos móveis.

 ?? Emiliano Capozoli/Estúdio Folha ?? Ricardo Sewaybrike­r, da Unip.
Emiliano Capozoli/Estúdio Folha Ricardo Sewaybrike­r, da Unip.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil