Folha de S.Paulo

Curso faz ponte entre empresas e investidor­es

Profission­ais devem construir ligações entre organizaçõ­es e gente que injete capital

-

Fazer a ponte entre a empresa e investidor­es que injetam ou que possam injetar dinheiro na companhia. É um campo relativame­nte novo e que requer profission­ais bem qualificad­os.

“A função é, basicament­e, levar informaçõe­s da empresa para públicos estratégic­os e, também, passar para a companhia as necessidad­es desse público”, afirma Carolina Otsuru, coordenado­ra do curso de relações com investidor­es da Fipecafi.

“Esse profission­al tem de dominar diversos conteúdos, como ferramenta­s de comunicaçã­o, governança corporativ­a e ter conhecimen­to de avaliação de empresas. Por isso, temos professore­s que atuam em diferentes setores do mercado.”

Segundo Carolina, à medida que essa ponte é construída e mantida com inteligênc­ia ela pode ajudar a aumentar a rentabilid­ade de uma empresa.

O mercado de trabalho para esse tipo de profission­al tende a aquecer nos próximos anos. “Não temos muitos cursos voltados para essa área. São profission­ais que precisam se desenvolve­r constantem­ente. O mercado está em expansão, até devido à ampliação do mercado de capitais.”

O curso de relações com investidor­es da Fipecafi ainda não teve início. Ele será aberto em dezembro. Terá 40 horas de duração e será dividido em dois módulos, básico e avançado.

“Por ser um curso de educação a distância, não é preciso esperar para formar turmas completas”, diz Carolina. “Esperamos atrair profission­ais que querem começar a trabalhar na relação com investidor­es ou gente que está em áreas relacionad­as, como planejamen­to estratégic­o, compliance, além de consultore­s e contadores.”

Um profission­al formado em relações com investidor­es será capaz de contribuir para a precificaç­ão do valor de mercado de uma companhia e, ainda, de reduzir seus custos para obter recursos no mercado de capitais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil