Folha de S.Paulo

Café Filho assumiu após suicídio de Getúlio Vargas e mudou política econômica do país

Jornalista potiguar é tema do 13º volume da Coleção Folha, que chega às bancas no próximo domingo

- Naief Haddad

são paulo Durante quase duas décadas, entre 1946 e 1964, o presidente e o vice eram eleitos separadame­nte no Brasil.

Em 1950, a coligação formada por PTB (Partido Trabalhist­a Brasileiro) e PSP (Partido Social Progressis­ta) ganhou a disputa nos dois postos. Getúlio Vargas (PTB) venceu para o cargo principal. Para o posto imediatame­nte inferior, a vitória ficou com Café Filho (PSP).

As siglas estavam coligadas, mas, na prática, tinham pouco em comum. Fundado por Ademar de Barros, governador de São Paulo em dois mandatos, o PSP defendia uma cartilha mais conservado­ra que o PTB.

Café Filho assumiu a Presidênci­a

horas depois do suicídio de Vargas. Passados alguns dias, ele evidenciou as diferenças em relação ao político gaúcho ao escolher para o seu ministério diversos nomes ligados à UDN, o partido que fazia forte oposição ao governo Vargas.

Nascido em Natal (RN), o jornalista Café Filho é tema do 13º volume da Coleção Folha A

República Brasileira. Escrito por Fábio Koifman, professor de história da Universida­de Federal Rural do Rio de Janeiro, o livro chega às bancas no próximo domingo, dia 8.

Apesar do ministério de inclinação udenista, Café Filho procurava vender a imagem de um presidente supraparti­dário, uma condição que ele julgava pertinente para um governo de transição. Esteve no cargo de agosto de 1954 a novembro de 1955.

Uma das principais iniciativa­s da breve gestão Café Filho se deu na política econômica. O governo baixou a instrução 113, que, entre outras alterações, facilitava a entrada de capital estrangeir­o no Brasil.

Era um contrapont­o ao nacionalis­mo varguista.

 ?? Acervo FGV/CPDOC ?? O vice Café Filho faz discurso ao lado do presidente Getúlio Vargas
Acervo FGV/CPDOC O vice Café Filho faz discurso ao lado do presidente Getúlio Vargas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil