Folha de S.Paulo

Reginaldo Prandi analisa mitos de Ogum, o orixá guerreiro

-

são paulo Autor de uma vasta obra de referência sobre sociologia das religiões, em especial as de origem africana, o sociólogo Reginaldo Prandi lança nesta terça-feira (3) em São Paulo o livro “Ogum”, no qual analisa os mitos envolvendo o orixá guerreiro.

“Ogum é visto, por um lado, como um orixá guerreiro, sanguinári­o, cruel, instável, dominador e impaciente. Por outro, é aquele que abre os caminhos, mostra novas oportunida­des, propicia a força necessária nas disputas e dificuldad­es do dia a dia”, escreve Prandi no livro.

“É aquele que nos dá os instrument­os materiais necessário­s à nossa sobrevivên­cia, que garante a nossa segurança e vence por nós as nossas guerras. Ogum é também protagonis­ta de mitos que falam de amores e paixões carnais —e chega ao ponto de ir à guerra por amor”, afirma.

O novo livro integra a coleção Orixás, da editora Pallas, que chega a 11 títulos com o lançamento de “Ogum” e de “Iemanjá”, do sociólogo Armando Vallado. Já foram retratados Exu, Iansã,

Iroco, Logunedé, Nanã, Oxum, Obá, Euá e Xangô.

Prandi lembra que o tráfico de escravos da África para as Américas teve como consequênc­ia um certo “contraband­o cultural”, sendo Ogum, deus do ferro para os iorubás, “um desses tijolos que alicerçara­m a construção do Brasil moderno”.

O universo dos orixás é um terreno conhecido de Prandi. Em obras anteriores, o professor aposentado de sociologia na USP tratou de apresentá-lo para leitores jovens e adultos.

Ele reuniu 301 relatos mitológico­s sobre a religião no best-seller “Mitologia dos Orixás”, publicado em 2000 pela Companhia das Letras, e venceu o prêmio da

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2003 por “Ifá, o Adivinho” (Companhia das Letrinhas).

Ogum: Caçador, Agricultor, Ferreiro, Trabalhado­r e Rei

Autor: Reginaldo Prandi.

Editora: Pallas. R$ 33 (176 págs.). Lançamento em São Paulo:

Livraria da Travessa, r. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo. Nesta terça-feira (3), às 19h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil