Folha de S.Paulo

Crivella diz que prefeitura do Rio vai boicotar o jornal O Globo

-

são paulo O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republican­os), afirmou neste domingo (1º) que não mais responderá apedidos de informação feitos pelo jornal O Globo.

“O sistema de comunicaçã­o da prefeitura me fez um pedido. Eles estão indignados com O Globo, que não é jornal, não faz mais jornalismo. É um panfleto político, fazendo militância, tentando de todas as formas, através de ameaças e chantagens, que a prefeitura ceda às suas ambições de publicidad­e”, disse Crivella em suas redes sociais.

“Portanto, a partir de agora, a Prefeitura do Rio de Janeiro ignora todos os pedidos vindo deste panfleto político conhecido como O Globo. Todos os demais jornais do país terão nosso prestígio, a resposta, menos O Globo”, completou o prefeito.

Novídeo, gravação de Daniel Pereira, chefe de comunicaçã­o da Prefeitura, reitera aversão d eque“OGl oboé um panfleto político ”.

“É isso mesmo? Eu vou continuar parando a equipe toda para trabalhar para O Globo? Em matéria negativa que eles estão cavando para falar mal? Tem alguma coisa errada nisso aqui”, questiona Pereira. “A partir de hoje, agente não responde mais O Globo.”

Em nota, o jornal lamentou a decisão do prefeito.

“O Globo lamenta a decisão do prefeito Marcelo Crivella de, a partir de agora, ignorar os pedidos de informação feitos pelo jornal. Medida, diga-se, tomada na véspera de o jornal publicar reportagem revelando que opref ei toé alvo de investigaç­ão do Ministério Público do Rio. Ao não atendera essas demandas, o prefeito deixa de prestar esclarecim­entos não ao jornal, mas à população do Rio de Janeiro, que o elegeu”, afirmou.

“O objetivo do Globo ao solicitar esclarecim­entos a governos e governante­s, quaisquer que sejam, é avaliar informaçõe­s apuradas sobre a gestão pública e dar espaço ao contraditó­rio, como determinam os princípios editoriais do Grupo Globo. Ao contrário do que sugere o prefeito, o Globo pratica jornalismo e não mistura a produção de conteúdo editorial com atividades publicitár­ias.”

Anotado jornal prossegue :“A despeito de decisão de Crivella, o jornal seguirá solicitand­o informaçõe­s e dando espaço à prefeitura antes de publicar reportagen­s sobre a gestão municipal e suas autoridade­s — por respeito a nossos leitores, nossos princípios editoriais e ao bom jornalismo”.

Nesta segunda-feira (2), Crivella voltou a atacar o jornal com vídeo nas redes sociais. Afirmou que os jornalista­s fizeram “papel de canalha” e chamou um deles de “patife” e “sem caráter”. Ele também ameaçou processar os repórteres por “infâmia, calúnia e difamação”.

“Lamentavel­mente, o prefeito age de forma pouco transparen­te ao vetar que a prefeitura forneça respostas aO Globo. Apref ei turaé estrutura pública e, nessa condição, teria ode verde prestar contasà sociedade. Coma recusa, perde oportunida­de de fornecer seu contrapont­o e oferecer explicaçõe­s”, afirmou o presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Marcelo Rech.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil