Folha de S.Paulo

Leia trechos do artigo de Wajngarten e entenda o contexto

-

“As manchetes diárias do jornal sobre a economia do país — sempre com o foco negativo— também evidencia mamá-fé, a leviandade e o autoritari­smo editorial do jornal contra o governo Bolsonaro. Não se pode falar bem do que está dando certo e nem dos fundamento­smacroecon­ômicos que demonstram o acerto da condução da política econômica.”

contexto A Folha já publicou vários editoriais com avaliação positiva sobre aspectos da política econômica do atual governo, principalm­ente o êxito da reforma da Previdênci­a.

“Com o editorial, a Folha de S.Paulo se junta àqueles derrotados nas urnas [...] aos que tentaram matar o então candidato Jair Bolsonaro, para pregar o desrespeit­o, a mentira e a tentativa frustrada de desmoraliz­á-lo no cargo.”

contexto O jornal condenou explicitam­ente o episódio. Dedicou editorial em que escreve que o atentado não tem acolhida num país comprometi­do coma democracia. A olongo da campanha, publicou reportagen­s com denúncias que envolviam Fernando Haddad (PT) e seu entorno. Uma delas mostrava que o núcleo da campanha petista trazia delatados, réus e investigad­os pela Justiça.

“A fúria editorial do grupo jornalísti­co contra o presidente [...] não é de hoje [...] Já na campanha eleitoral o jornal paulista buscou denegrir sua imagem, ridiculari­zar suas propostas e plano de governo.”

contexto O projeto editorial da Folha prevê independên­cia, pluralidad­e e apartidari­smo. O jornal mantém atitude crítica em relação aos ocupantes da

Presidênci­a da República e aos governos de forma geral. A relação com o Planalto é historicam­ente marcada pela tensão. A Folha não faz oposição a nenhum governo.

“Registro aqui apenas a tentativa permanente de tentar mostrar, coma ajudado partido do candidato derrotado no segundo turno, o uso indevido de zaps na campanha eleitoral, o que o Tribunal Superior Eleitoral já refutou.”

contexto O TSE não tomou decisão nesse sentido. Nenhum processo sobre disparos em massa por WhatsApp na campanha que tramitam no tribunal foi votado ou teve decisão sobre o mérito. A corte rejeitou ação ajuizada por Bolsonaro que apontava conluio entre o jornal e o PT, insinuação considerad­a “absolutame­nte improceden­te”.

“No seu afã de prejudicá-lo, as matérias fantasiam estórias, dão respaldo a mentiras e tentam impor ao leitor sua visão caolha, retrógrada e pessimista coma situação política, econômica e social.”

contexto O projeto editorial da Folha estabelece como princípio número uma necessidad­e de“confirmara veracidade de toda notícia antes de publicá-la”. Prevê ainda a obrigação de corrigir erros com destaque. O documento considera o jornalismo profission­al um antídoto para fake news e intolerânc­ia.

“Os frequentes editoriais da Folha de S.Paulo não correspond­em à visão majoritári­a dos brasileiro­s e da opinião pública, que não são seu quintal expansioni­sta de estórias nebulosas, de visões autoritári­as e mentirosas.”

contexto Bolso naroéop residente eleito mais mal avaliado em primeiro mandato, consideran­do Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma (PT), de acordo com o Datafolha. Apenas um terço dos brasileiro­s tem opinião similar à do presidente em aspectos como o golpe de 1964, demarcação de terras indígenas e política ambiental.

“O que o editorial do jornal faz é defender uma conspiraçã­o pela saída do presidente, num golpe contra as instituiçõ­es e [...] contra a vontade da maioria dos brasileiro­s.”

contexto A Folha valoriza a democracia representa­tiva e, em nenhum trecho do texto, defendeu a saída do presidente. Manifestou o desejo de que Bolsonaro incorpore em seu comportame­nto as regras do Estado democrátic­o de Direito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil