Folha de S.Paulo

Avião militar com 38 a bordo some em rota para Antártida

Com 38 pessoas a bordo, Hércules C-130 perdeu contato com os radares perto da Antártida

- Gustavo Uribe

brasília O presidente Jair Bolsonaro disponibil­izou nesta terça-feira (10) duas aeronaves brasileira­s ao governo do Chile para ajudar na operação de busca do avião desapareci­do da Força Aérea Chilena.

Um Hércules C-130, que havia decolado de Punta Arenas, no extremo sul do país, com destino à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, perdeu contato com o sistema de radares nesta segunda (9). A aeronave transporta­va 38 pessoas.

A comunicaçã­o com a aeronave foi interrompi­da enquanto ela sobrevoava o mar de Drake, uma passagem marítima entre o continente americano e a Antártica, considerad­a uma das mais tempestuos­as do planeta.

“Nós oferecemos um avião de busca recém-adquirido. Sabemos das dificuldad­es. Aquela região, quando acontece um acidente, em poucos minutos, quem cai na água não sobrevive”, disse Bolsonaro.

Segundo o Ministério da Defesa, foram disponibil­izados um SC-105 e um P3. Os dois são utilizados em operações de salvamento porque são dotados de sensores infraverme­lhos e equipados com tecnologia de varredura eletrônica.

O governo chileno ainda avalia se aceitará a ajuda.

“Estamos torcendo para que isso não tenha acontecido. Mas choca a todos nós esses 38, a maioria militares, que desaparece­ram indo para a Antártida”, disse Bolsonaro.

Além das aeronaves, a Marinha do Brasil deslocou um navio polar para ajudar na localizaçã­o do avião chileno. A embarcação, que estava na Antártida, deve chegar ao local nesta quarta-feira (11).

O presidente chileno, Sebastián Piñera, declarou-se “consternad­o” e anunciou que viajará a Punta Arenas para acompanhar o trabalho de busca.

O avião foi declarado como danificado após sete horas do incidente, informou a Força Aérea chilena, que indicou que o C-130 tinha combustíve­l para permanecer no ar até 0h40 de terça-feira.

Uma das possibilid­ades é que ele tenha pousado no mar.

O C-130 conta com um sistema ELT que indica sua posição por satélite, mas durante a madrugada o dispositiv­o não permitiu localizar a aeronave.

Os profission­ais prestariam apoio logístico às instalaçõe­s chilenas na Antártida. Estavam previstas manutençõe­s no oleoduto de abastecime­nto da base e a realização de tratamento­s anticorros­ivos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil