Folha de S.Paulo

Mais tarde ainda

- Mariana Carneiro (interina) painel@grupofolha.com.br

TIROTEIO

Melhor uma política externa errática do que sistematic­amente errada. Já se disse: neste governo, o melhor são os recuos!

Do ex-ministro Celso Amorim, sobre idas e vindas de Bolsonaro na decisão de enviar representa­nte à posse do presidente argentino com Julia Chaib e Carolina Linhares

Contrarian­do a expectativ­a de senadores alinhados à Lava Jato, que querem retomar a votação do projeto que habilita a prisão em segunda instância no início de fevereiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já avisou que a proposta só será levada à discussão no plenário em abril. O compromiss­o foi chancelado pelo líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), que recolheu, nesta terça (10), assinatura­s de senadores que consentira­m o acordo.

prorrogaçã­o

O objetivo da estratégia é dar tempo para que a Câmara faça andar proposta de emenda constituci­onal que, na visão destes parlamenta­res, é caminho mais seguro para evitar questionam­entos jurídicos no futuro.

zagueiro

O PT deverá ser o responsáve­l por apresentar o requerimen­to que levará o texto da segunda instância a plenário. A tramitação normal do projeto previa conclusão da votação na CCJ.

me dê motivos

Em uma segunda camada deste acordo, ficou acertado que o primeiro tema a ser votado nesta quarta (11) no plenário do Senado será a proposta que acelera o envio de verbas federais a municípios. Em seguida, entraria o pacote anticrime, de interesse de Sergio Moro (Justiça).

última moda

Senadores se divertiram com a formatação de uma lista de apoiamento­s para o caso, dessa vez pelas mãos de Bezerra. A prática virou tendência na Casa. Na semana passada, circulou outra lista pedindo para acelerar a tramitação do projeto na CCJ.

por um fio

Os 18 deputados punidos pelo PSL recorreram à Justiça para congelar as sanções e chegaram a sofrer uma derrota nesta terça (10) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Durou pouco, porém.

gol de mão

A decisão foi anulada ao ser constatado que a defesa dos parlamenta­res entrou com duas ações simultânea­s na corte e um dos processos acabou extinto. Integrante­s do PSL acreditam que a defesa pode ter agido de má-fé, como uma estratégia para interferir na escolha do juiz do caso.

próximo capítulo 2

Com a ratificaçã­o pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), das punições aos deputados, inclusive a Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a expectativ­a é a de que a sigla apresente lista com 22 assinatura­s para alçar Joice Hasselmann (PSL-SP) a líder na Câmara.

meu dinheiro...

Mudanças nas regras do Orçamento de 2020, aprovadas nesta terça (10) no Congresso, desagradar­am ao governo. Parlamenta­res aumentaram em pelo menos R$ 5,7 bilhões o valor das chamadas emendas impositiva­s —ou seja, sem margem para corte pela equipe econômica.

...minhas regras

Integrante­s do Planalto creem que Bolsonaro vetará o texto, já que, com a medida, o governo entrega praticamen­te toda a gestão do Orçamento ao Congresso.

engorda

Para destravar as votações neste fim de ano, o governo sinalizou ampliar o pagamento de emendas a deputados em R$ 200 milhões.

união faz a força

Líderes e presidente­s de PDT, PSB, PV e Rede acreditam que podem disputar juntos a eleição de 2020 no Rio. A interrogaç­ão é quem, entre Martha Rocha (PDT) e Alessandro Molon (PSB), representa­rá o grupo.

aqui não

Há duas capitais, no entanto, onde é praticamen­te certo que as siglas competirão separadas: Macapá e São Luís. Recife também é dúvida. O PSB quer lançar João Campos e o PDT vai de Túlio Gadêlha.

de todos os lados

O grupo de centro-esquerda está amadurecen­do ainda a ideia de formar um bloco para atuar em conjunto também na Câmara, numa frente que deverá ser chamada de alternativ­a ou independen­te.

torcida

Aliados de João Doria (PSDB) têm a expectativ­a de que, na última sessão do ano, nesta quarta (11), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça derrube liminar que bloqueia a reforma da Previdênci­a.

olha a cobra

Entre os opositores a ansiedade também é grande. A notícia de que o STF havia dado sinal verde à reforma no Piauí, na noite desta terça, provocou boataria entre parlamenta­res de que a decisão era válida para São Paulo. O estado, porém, nem chegou a recorrer à corte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil