Folha de S.Paulo

Lula não faz mais parte do meu presente, diz Moro

- Ricardo Della Coletta

brasília O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta terça-feira (10) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faz mais parte do seu presente e que não tem “responsabi­lidade nenhuma” sobre os casos judiciais do petista.

Moro deu a declaração ao ser questionad­o sobre resultado da pesquisa Datafolha, divulgado nesta terça, que mostra que a maioria da população considerou justa a soltura do petista, no início de novembro.

“Não vi como foi realizada bem essa pesquisa. O fato é que o presidente foi considerad­o culpado, responsáve­l por crime de corrupção e lavagem de dinheiro, por várias instâncias da Justiça. Então a situação é no sentido de que as provas apontam que, infelizmen­te, ele se corrompeu”, declarou Moro, ao deixar o seminário Supremo em Ação, realizado pelo Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados, em Brasília.

“Mas, como eu sempre repito, o ex-presidente [Lula] faz parte do [meu] passado. Não faz parte do meu presente e eu não tenho responsabi­lidade nenhuma sobre o que prossegue na Justiça quanto a ele. Não é mais minha atribuição”, concluiu.

De acordo com o levantamen­to, 54% dos entrevista­dos entendem que a libertação do petista foi justa, ante 42% que a consideram injusta. Disseram não saber 5% dos entrevista­dos.

A pesquisa ouviu 2.948 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro em 176 municípios pelo país. A margem de erro é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos.

Lula deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba depois de cumprir 19 meses da pena por condenação de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

A primeira sentença condenatór­ia desse caso foi proferida por Moro, que era juiz da Lava Jato. O processo ainda tramita, e Lula tem parte da pena pendente.

A rodada do Datafolha também mostrou que Moro hoje tem apoio popular maior que o do próprio presidente: 53% avaliam sua gestão como ótima/boa. Para Bolsonaro, esse índice é 30%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil