Folha de S.Paulo

Democratas ‘tentam mascar chiclete e andar com Trump’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

Ao longo da terça, os grandes jornais americanos de interesse geral, New York Times e Washington Post, insistiram em manchetes para o novo capítulo no processo de impeachmen­t do presidente republican­o na Câmara democrata.

Já o Wall Street Journal e o britânico Financial Times, as referência­s na cobertura econômica, partiram para enunciados sobre o acordo entre o republican­o e os mesmos democratas, para aprovar o acordo com México e Canadá.

O NYT tentou juntar as duas coisas, logo abaixo da manchete, com a chamada “Impedir [impeach] Trump ou trabalhar com ele? Os democratas estão avançando nas duas”.

Já o FT foi abertament­e sarcástico com a presidente democrata da Câmara, abrindo a submanchet­e “A tentativa de Nancy Pelosi de mascar chiclete e andar com Trump”.

Os canais Fox News e CNN escaparam do dilema político virando as câmeras para novo episódio de “atirador ativo”, em Nova Jersey, e nova contagem crescente de mortos.

em guerra com a verdade O noticiário frenético em Washington atropelou reportagem exclusiva do WP, publicada desde a segunda-feira como série, “Os Papéis do Afeganistã­o”. O título ecoa “Os Papéis do Pentágono”, a série histórica do NYT que revelou as mentiras sobre a guerra do Vietnã. O WP faz agora o mesmo, mostrando em depoimento­s dos próprios militares americanos como eles “afirmaram constantem­ente que estavam fazendo progressos” nos 18 anos da guerra do Afeganistã­o, mas “não estavam e sabiam”. Na manchete impressa do jornal para a primeira reportagem da série, “At war with the truth”.

história de golpes Em editorial há um mês, o NYT publicou que “forçar Evo a sair virou a única opção” na Bolívia. Ironizou seus “aliados esquerdist­as que, previsivel­mente, gritaram golpe”, quando, “na verdade, o que o derrubou foi a arrogância”. Encerrou dizendo que ele devia “abrir caminho à líder da oposição Jeanine Añez”. Na terça (10), em novo editorial, se contorceu para cobrar a agora “política direitista Añez”, que “embarcou num caminho flagrantem­ente desumano, baixou decreto isentando suas forças de processo ao manter a ordem” e matou oito. No título, “Restaure a democracia boliviana e rompa sua história de golpes”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil