Folha de S.Paulo

Eletrobras diz mirar América Latina em meio a privatizaç­ão

-

rio de janeiro Em meio a discussões sobre sua privatizaç­ão, a Eletrobras prepara a divulgação de seu plano de negócios para os próximos cinco anos, que trará como meta ser a terceira maior empresa de energia renováveis do mundo. Para isso, a companhia deve mirar investimen­tos também fora do Brasil.

As afirmações foram feitas pelo presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior, em almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro nesta (10). “A Eletrobras, no momento em que for privada, deve olhar para a América Latina como uma região onde ela tem caracterís­ticas distintas para investir”, disse.

O projeto de privatizaç­ão foi entregue pelo governo ao Congresso no início de novembro. Ferreira Junior disse esperar que o texto seja aprovado no primeiro semestre de 2020, permitindo a privatizaç­ão no segundo semestre.

A ideia é oferecer ao mercado novas ações da companhia, reduzindo a participaç­ão do governo federal, que hoje é de 40,99% (mas com 51% das ordinárias, que dão direito a voto). O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social) tem outros 15,99%.

O projeto limita a 10% a fatia máxima de investidor­es privados no capital votante, para evitar que a companhia tenha novo controlado­r. O objetivo seria uma corporação com capital pulverizad­o— sem acionista majoritári­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil