Folha de S.Paulo

Rota marítima é conhecida por ter clima instável

- Giuliana Miranda

lisboa O avião desapareci­do operava em uma rota conhecida pela instabilid­ade climática, ventos fortes e poucas opções para pousos de emergência, explica o piloto brasileiro Edmundo Ubiratan.

Ubiratan, que escreve para revistas especializ­adas em aeronáutic­a, já fez duas vezes, como passageiro, o trajeto em que o avião despareceu.

“São poucas as margens para um pouso de emergência. As montanhas são altíssimas.”

A instabilid­ade meteorológ­ica e as fortes rajadas de vento adicionam dificuldad­es aos voos com direção à Antártida.

Antes de decolar, as aeronaves aguardam a chamada “janela” de condições climáticas. Mesmo obedecendo a esse critério, os ventos são tão instáveis que a chegada à Antártida não está garantida.

É comum que os aviões precisem voltar aos aeroportos de origem devido às más condições para o pouso.

O avião desapareci­do é do modelo Hércules C-130, considerad­o um dos mais seguros do mundo. Apesar de ter quatro motores, a aeronave foi projetada para conseguir operar mesmo com apenas um deles em funcioname­nto.

“O Hércules foi feito como um avião militar para missões táticas. É aquela aeronave que, num contexto de guerra, vai operar baixo e vai para a zona de combate”, conta Ubiratan.

A Força Aérea chilena trabalha com a possibilid­ade de que o C-130 tenha pousado no mar, uma vez que o modelo também foi projetado para realizar esse tipo de manobra.

O problema é justamente a região em que o pouso poderia ter acontecido. Cheia de tempestade­s e ondas que facilmente superam cinco metros, o Drake é apelidado de “o pior mar do mundo”.

A Marinha brasileira, por exemplo, confere um certificad­o para quem completa a travessia. Já quem cruza o Drake ao menos três vezes a bordo de um navio da Marinha brasileira ganha um broche especial.

“As ondas são muito grandes e, se você conseguir pousar, é possível que nunca mais te encontrem. Porque muda tanto a corrente marítima que o vento vai espalhando todas as peças. É muito difícil alguém sobreviver a um pouso no Drake”, avalia o piloto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil