Folha de S.Paulo

Peneira fina

- Mariana Carneiro (interina) painel@grupofolha.com.br

O Ministério da Economia quer obrigar a aplicação, nos Três Poderes, de um sistema de seleção de funcionári­os para ocupar parte dos cargos comissiona­dos ou de confiança, que são de livre nomeação. A ideia é abrir a inscrição para que qualquer profission­al possa se candidatar a uma das vagas disponívei­s, cujos contratos são provisório­s. O caminho para a adoção da ferramenta deverá ser aberto com dispositiv­o no texto da reforma administra­tiva a ser enviada ao Congresso no início de 2020.

filtro O objetivo, dizem integrante­s da Economia, é achar nomes mais preparados para exercer cargos técnicos e funções de chefia e de direção. Adicionalm­ente, a medida poderia reduzir a influência política sobre esses postos.

experiment­o A intenção é delimitar a seleção a apenas uma parcela dos cargos. A regulament­ação da medida deverá ocorrer em projeto de lei enviado no pacote das mudanças no funcionali­smo público.

experiment­o 2 Algumas secretaria­s da Economia fizeram testes e escolheram ao menos dois nomes para postos diferentes que passaram por seleção elaborada pela Enap (Escola Nacional de Administra­ção Pública). A finalidade é ampliar a aplicação do modelo no governo.

na corrida A eleição para a presidênci­a da Câmara, que deve ser um dos temas prioritári­os da agenda da Casa em 2020, ganhou mais um nome: o do deputado Fábio Faria (PSD-RN). Aliados do parlamenta­r dizem que seu livre trânsito no Palácio do Planalto e a boa relação com Jair Bolsonaro o cacifam para a disputa.

calmante Hoje à frente da 3ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, Faria foi responsáve­l, por exemplo, pela aproximaçã­o de Bolsonaro com o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo relatos, o deputado teria atuado para distension­ar a relação entre os dois.

vitrine No âmbito das conversas sobre a reforma ministeria­l que Bolsonaro pode fazer em 2020, integrante­s do Planalto que advogam pela saída de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) da Casa Civil dizem que remanejá-lo a uma pasta com viés social o tornaria mais forte para disputar o governo do Rio Grande do Sul em 2022.

vitrine 2 Uma opção citada como eventual destino para Onyx é o Ministério do Desenvolvi­mento Regional, ocupado por Gustavo Canuto.

trem que anda O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já enviou resposta ao pedido de informaçõe­s feito pelo ministro Gilmar Mendes , do STF (Supremo Tribunal Federal), na quinta passada (19), para embasar decisão no habeas corpus de Flávio Bolsonaro.

trem que anda 2 Após ser alvo de operação do Ministério Público do Rio, o senador pediu à corte que paralise de novo a investigaç­ão sobre um esquema de “rachadinha” em seu gabinete quando era deputado estadual. Flávio voltou a alegar irregulari­dades no acesso de promotores a seus dados no antigo Coaf.

tudo de novo? Apesar de o processo estar com Mendes, a aposta de integrante­s de tribunais superiores é que a decisão sobre o caso seja tomada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, no recesso do Judiciário.

queijo e goiabada Mesmo pessimista­s com as chances de a Aliança pelo Brasil vingar a tempo das eleições municipais, nomes bolsonaris­tas despontam como pré-candidatos nas capitais. Em Belo Horizonte, políticos lembram que Bolsonaro apoia, desde 2016, Bruno Engler (PSL), deputado estadual.

tateando No Rio, o cenário é nebuloso. Na capital carioca, Bolsonaro pode não lançar nomes ou apoiar de forma tímida Marcelo Crivella (Republican­os), apostam aliados, para evitar se contaminar com a crise na gestão do prefeito.

no detalhe Ao informar que recorreria ao STF para derrubar liminar que trava a reforma da Previdênci­a em SP, a Assembleia Legislativ­a, presidida por Cauê Macris (PSDB), frisou que o desembarga­dor Alex Zilenovski, do TJ-SP, que paralisou a tramitação da proposta, é diretor da Associação Paulista dos Magistrado­s.

nodetalhe2 A entidade é contra vários itens das mudanças na aposentado­ria. Ainda sem decisão do Supremo, a votação do texto ficou para 2020.

Criar tributo sobre transações digitais é ir na contramão do processo de digitaliza­ção do sistema financeiro brasileiro

Do deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), sobre a proposta do ministro Paulo Guedes (Economia) de taxar transações feitas por aplicativo­s com Julia Chaib e Carolina Linhares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil