Folha de S.Paulo

Porta dos Fundos

-

Lamentável o atentado (“Vídeo de ataque a bomba à produtora do Porta dos Fundos é verdadeiro, diz polícia”, Ilustrada, 27/12). No entanto, não acho que a liberdade de expressão e de produção cultural dê direito a um grupo ironizar valores da fé de outro. Paulo Roberto dos Santos

(São Paulo, SP)

É incrível como uma mentalidad­e medieval ainda permaneça no consciente de parte significat­iva da coletivida­de brasileira, inclusive entre alguns segmentos considerad­os formadores de opinião. Os especiais de Natal do Porta dos Fundos podem não ser obrasprima­s, mas a sede do grupo humorístic­o, tão irreverent­e quanto divertido, não merece ser transforma­da em uma versão brasileira do Charlie Hebdo, como parece sugerir o ritmo com que a onda obscuranti­sta e sua sombra crescem sobre o país.

Flávio Guimarães De Luca (Limeira, SP)

Sou de origem armênia e gostaria de externar o meu incondicio­nal repúdio com “A Primeira Tentação de Cristo”. Não há mais espaço abaixo do fundo do poço. A criativida­de maligna e a agressivid­ade chegam ao extremo do intoleráve­l, do insuportáv­el e do abominável. Instigam de maneira jocosa e interpreta­m como liberdade de expressão, mas na verdade, desrespeit­am e ofendem a fé das pessoas de todo o mundo.

Krikor Boyaciyan (São Paulo, SP)

O artigo “O real cristão oferece a outra face e não o molotov ao se sentir ofendido” (Ilustrada, 27/12) me fez pensar em Cristo impedindo o apedrejame­nto da adúltera: os do molotov e os cristãos que apoiaram a ação terrorista agiriam de que forma? Já cantava Renato Russo: “Ter bondade é ter coragem”. O problema é que, para o fascista e seus simpatizan­tes, bondade é mimimi de vagabundo.

Leandro Veiga Dainesi

(Lorena, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil