Folha de S.Paulo

Linha cruzada

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

A crescente expectativ­a de que o serviço móvel da Oi seja vendido em 2020 para a Claro, a TIM ou a Telefônica Brasil, dona da Vivo, começa a ser comentada nos corredores do Cade. A avaliação que já circula no conselho de defesa econômica é a de que a solução de menor impacto concorrenc­ial seria uma aquisição pela TIM ou um desmembram­ento para que a operação seja vendida em partes regionalme­nte. O cenário já é visto como certo nas cúpulas de potenciais compradora­s.

alô, alô Em recuperaçã­o judicial desde 2016, a Oi anunciou, no início deste mês, que contratou assessores financeiro­s para realizar uma avaliação de sua operação de telefonia móvel.

pepino Neste mês, o presidente da companhia, Eurico Teles, chegou a dizer em coletiva de imprensa que a Oi “é só pepino”. A declaração do executivo, que está de saída do cargo, foi dada após a operação da Polícia Federal na sede da empresa em investigaç­ão sobre Fábio Luis, filho do ex-presidente Lula.

rastro Lançado em maio, o programa Radar Anticorrup­ção do Ministério da Infraestru­tura vai fechar o ano com 130 denúncias. Cerca de 60 delas já foram encaminhad­as à CGU (Controlado­ria-Geral da União), à AGU (Advocacia-Geral da União), ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à Polícia Federal.

balanço Outras quase 50 denúncias estão em processame­nto e já foram feitas 366 análises de integridad­e. O programa, que vem sendo tocado pela delegada da PF Fernanda Oliveira, vai começar a examinar processos de pagamento do ministério para verificar inconsistê­ncias e fraudes.

calendário O aplicativo ANP no Posto, desenvolvi­do pela agência do petróleo para facilitar a comparação de preços pelos motoristas, vai atrasar. O órgão regulador havia anunciado na semana passada que o app estaria disponível no próximo dia 1º. Nesta sexta-feira (27), porém, avisou que sai ainda em janeiro, mas sem data específica.

bomba A ferramenta da ANP vai começar mostrando os preços nos postos por localizaçã­o. Em uma segunda fase, vai divulgar dados sobre a qualidade dos combustíve­is vendidos em cada estabeleci­mento. Goiás será o primeiro estado de funcioname­nto.

estetoscóp­io A empresa de medicina diagnóstic­a Dasa, que neste ano se uniu à Ímpar, incorporou 12 algoritmos de inteligênc­ia artificial em 2019, em diferentes áreas, para a otimização de laudos.

vitrine Tadashi Yanai, fundador da rede japonesa de moda Uniqlo, anunciou a saída do conselho do SoftBank nesta sexta (27), após 18 anos.

novos desafios Um dos homens mais ricos do Japão, Yanai passará a focar em seus próprios negócios, conforme comunicado do banco. Ele era visto como uma das poucas vozes dissidente­s diante dos planos de investimen­to de risco de Masayoshi Son, presidente do SoftBank.

contas O presidente da Empiricus, Caio Mesquita, estima que a empresa tem chances de mais do que dobrar seu número de assinantes, hoje em 365 mil, impulsiona­da pelo movimento de queda dos juros.

comparação Mesquita faz analogia com os EUA dos anos 1960 aos 1990. “Nessa época, eles tinham a taxa de juros bastante acima de 5%. A queda abaixo desse patamar permitiu o cresciment­o exponencia­l no valor das ações que se vê nos últimos 20 anos lá”, diz.

ano novo A Austral Seguradora, especialis­ta em grandes riscos e apólices ligadas a infraestru­tura, calcula que os prêmios diretos em seguro garantia, para garantir conclusão de obras, devem girar de R$ 15 a R$ 20 milhões com o impulso dos leilões das concessões anunciados para 2020.

encomenda O número de queixas de consumidor­es feitas entre 24 e 25 de dezembro no Reclame Aqui subiu 23% ante igual período de 2018. A maioria (62%) foi por atraso nas entregas. O site também recebeu reclamaçõe­s de produto errado, propaganda enganosa e itens com defeito.

Sobe o número de queixas no Reclame Aqui na véspera e no dia de Natal

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil