Folha de S.Paulo

Difundiu a arte marcial japonesa e propagou a paz

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Jun Igarashi não era só um atleta e preparador físico. Dedicado, vivia em função do bem-estar e da saúde dos alunos.

Mesmo saudável, vigoroso e cheio de vida, precisava conviver com o fato de sua família ter predisposi­ção genética para problemas cardíacos, segundo conta a esposa, a preparador­a física Luciana Igarashi, 38.

No dia 22 de dezembro, um ataque cardíaco interrompe­u sua vida aos 44 anos.

Apesar de curta, Jun teve uma trajetória marcante no esporte. “Foi uma peça fundamenta­l na divulgação do shodokan aikidô (arte marcial japonesa) no país”, diz Luciana.

Além de técnico da seleção brasileira, foi instrutor de defesa pessoal da guarda municipal do Rio de Janeiro, e ministrou alguns workshops ao B ope eàM arinha.

Em meados de 2003, começouaes­tud areada raul as depila tesep reparação física. Aperfeiçoo­u-se e criou o próprio método, chamado Híbrido Igarashi, que consiste na mistura de pilates, preparação física e outras modalidade­s de treino, como musculação e levantamen­to de peso olímpico.

Atécnica fez tanto sucesso que chegou ao meio artístico .“Depois que resolveu o problema de dores na coluna lombar do ator Marcelo Novaes, seu nome se propagou”, relata Luciana.

Humilde na forma de tratar as pessoas, considerav­a os alunos como amigos. “Ele era o mestre, o terapeuta e um professor, que sabia usar a didática e a doçura ao mesmo tempo”, afirma.

Nas horas de descanso, a disciplina do esporte era substituíd­a pelo carinho das crianças. Uma das coisas que Jun mais gostava de fazer era ficar sozinho com os filhos.

Jun Igarashi deixa esposa e dois filhos.

260º MÊS NORMA VASQUES DOMINGUEZ

Neste domingo (29/12) às 18h, Igreja Nsa. Sra. da

Saúde, rua Domingos de Morais, 2.387, Vila Mariana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil