Folha de S.Paulo

Revitaliza­da, Ponta da Praia em Santos ganha mirante, fontes e banco com USB

- Klaus Richmond

santos (sp) A alta temporada em Santos, no litoral paulista, ganhará novos atrativos durante o verão. Nesta sextafeira (27), a prefeitura entrega a primeira fase das obras no bairro Ponta da Praia, localizado na orla na cidade.

Desde o início do ano, o trecho passa por amplas reformas e modernizaç­ão. O investimen­to de pouco mais de R$ 130 milhões é custeado pela iniciativa privada por meio de compensaçã­o ao município exigida por lei e tem conclusão prevista para julho de 2020.

“Podemos dizer que chegamos a 55% das obras hoje [sexta]. Entregamos a primeira etapa, que é uma revitaliza­ção completa de um trecho muito importante. Temos nova iluminação, fonte interativa para as crianças, bancos com espaço para conectar equipament­os USB e quiosques em funcioname­nto”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

O projeto visa transforma­r o lugar em uma referência para o turismo na cidade com a construção do novo Mercado do Peixe, já em obras e com previsão de entrega para março, e do CAT (Centro de Atividades Turísticas), espaço que será utilizado para feiras, exposições, convenções e shows. O local terá heliponto e 367 vagas de estacionam­ento.

O plano inclui ainda uma praça com espelho de água, rampas náuticas e um mirante com vista para o mar. A ponte Edgard Perdigão, usada por pequenas embarcaçõe­s, e o Deck do Pescador passam por reformas e ampliação.

As obras incluíram a pavimentaç­ão de 5 km de pistas, o redimensio­namento de 2 km de calçadão, extensão da ciclovia, plantio de 200 árvores, além de instalação de postes de luz, bancos e lixeiras.

Entre as atrações, há dois quiosques, que começarão a funcionar já em janeiro, dois mirantes para o mar, uma fonte de piso interativa para as crianças, espaço para exercícios físicos epistas deska te.

A Pontada Praiaéopri­nci pal ponto de acesso para a temporada de cruzeiros, além de ser o local do Aquário Municipal.

O projeto passou em março por uma audiência para esclarecim­entos na cidade.

A remodelaçã­o viária da Nova Ponta da Praia, como é chamado o projeto, ainda inclui o acesso às balsas. O trecho continua em obras e teve o bolsão de acesso ampliado para melhorar o fluxo no período.

Nesta sexta, no entanto, o tempo de espera na travessia entre Santos e Guarujá chegou a 120 minutos pela manhã, do lado de Santos.

Em nota, a Dersa informou que a travessia opera com toda a sua frota disponível e registrou excesso de veículos no período. Durante atarde, o tempo estimado pela empresa era de 70 minutos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil