Folha de S.Paulo

Fla é o 22º do mundo

Temporada com título da Copa Libertador­es e vice-campeonato no Mundial da Fifa faz time do Rio superar rivais do país em 2019

-

Com a Libertador­es e o vice mundial, o Flamengo virou o 22º melhor do Ranking Folha do futebol mundial, quarto melhor brasileiro na lista

são paulo O Flamengo deu um salto no Ranking Folha do futebol mundial em 2019. Com a conquista da Copa Libertador­es e sua campanha no Mundial de Clubes, que lhe valeu o vice-campeonato, o time rubro-negro deixou equipes de seis países para trás.

O troféu da principal competição sul-americana valeu 70 pontos. Foram mais 50 pela trajetória no torneio da Fifa no Qatar. Assim, o clube da Gávea passou a somar 310 e assumiu a 22ª colocação.

Foram ultrapassa­dos Cruzeiro, Internacio­nal, Nacional-COL, Chelsea, Corinthian­s, Al Ahly, Palmeiras, Borussia Dortmund e Mazembe. E o Atlético de Madrid teve sua pontuação igualada.

O posto de melhor brasileiro no ranking do futebol mundial ainda é do São Paulo. Décimo colocado, com 620 pontos, o time do Morumbi é seguido, entre os rivais de seu país, por Santos (450) e Grêmio (420). O Flamengo agora aparece em quarto entre as equipes nacionais.

Campeão do Mundo pela primeira vez em 2019, o Liverpool também deu um salto notável. O clube conquistou ainda a Champions League e a Supercopa da Europa e chegou aos 790 pontos. Assim, o clube inglês subiu da nona para a sexta posição.

A lista dos cinco primeiros continua inalterada. Soberano, o Real Madrid (1.630) tem como adversário­s mais próximos o Milan (1.010), o Boca Juniors (960), o Barcelona (945) e o Bayern de Munique (800).

Cinco times estreiam no Ranking Folha mundial neste ano: Colón (Argentina), AlAhed (Líbano), Renaissanc­e S.

Berkane (Marrocos), Hienghène (Nova Caledônia) e April 25 (Coreia do Norte).

O ranking mundial é publicado na Folha desde 2002. Nele, são considerad­as apenas competiçõe­s internacio­nais. Equipes campeãs e que ficaram em segundo lugar somam pontos. Para ser contabiliz­ado no levantamen­to, um torneio precisa ter grande representa­tividade, cunho oficial e sequência.

 ?? Guadlupe Pardo - 23.nov.2019/Reuters ?? Jogadores do Flamengo com a taça da Libertador­es
Guadlupe Pardo - 23.nov.2019/Reuters Jogadores do Flamengo com a taça da Libertador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil