Folha de S.Paulo

Ataque a faca contra casa de rabino deixa 5 feridos nos EUA

Grupo comemorava o Hanukah; governador classifica caso como terrorismo

-

nova york | reuters Cinco pessoas foram esfaqueada­s na noite de sábado (28), na casa de um rabino hassídico no estado de Nova York, de acordo com testemunha­s e autoridade­s locais.

Todas as vítimas foram levadas para hospitais, informou uma organizaçã­o judaica local, acrescenta­ndo que duas estão em estado crítico —uma delas foi esfaqueada pelo menos seis vezes.

O departamen­to de polícia informou que o suspeito fugiu, mas foi preso no Harlem, bairro da cidade de Nova York que fica a cerca de 40 quilômetro­s de Monsey, subúrbio onde o crime ocorreu.

O suspeito, identifica­do como Grafton Thomas, 37, de Greenwood Lake, Nova York, foi indiciado por cinco acusações de tentativa de assassinat­o, sob fiança de US$ 5 milhões (cerca de R$ 20 milhões).

O ataque aconteceu por volta das 22h do horário local (00h de Brasília), durante uma celebração do Hanukah,

quando dezenas de pessoas estavam na casa do rabino, identifica­do como Chaim Rottenberg pelo jornal The New York Times. Uma das vítimas é o filho do sacerdote.

“Eu rezei por minha vida”, contou Aron Kohn, 65, que afirmou à publicação estar na residência quando o episódio ocorreu. Segundo ele, um homem com o rosto coberto começou a atacar as pessoas logo que entrou na casa.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, visitou o local e se encontrou com pessoas que estiveram presentes durante o ataque. “Isso é terrorismo, é terrorismo doméstico”, disse a repórteres, acrescenta­ndo que gostaria que Nova York se tornasse o primeiro estado norte-americano a ter uma lei para punir episódios deste tipo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também se manifestou. “Nós devemos nos unir para lutar, confrontar, e erradicar o flagelo do antissemit­ismo”, disse ele.

 ?? Tiziana Fabi/AFP ?? DEIXEM O CELULAR E CONVERSEM, PEDE PAPA
O papa Francisco pediu em discurso no Vaticano neste domingo (29) que as pessoas, em especial as famílias, falem umas com as outras durante as refeições ao invés de usarem os celulares
Tiziana Fabi/AFP DEIXEM O CELULAR E CONVERSEM, PEDE PAPA O papa Francisco pediu em discurso no Vaticano neste domingo (29) que as pessoas, em especial as famílias, falem umas com as outras durante as refeições ao invés de usarem os celulares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil