Folha de S.Paulo

Gosto se discute

- com Paula Soprana, Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O avanço acelerado das Lojas Havan na região sul encontrou resistênci­a estética na Serra Gaúcha. O plano para erguer uma Estátua da Liberdade de cerca de 30 metros na avenida turística que liga Gramado a Canela virou alvo de abaixo-assinado de cerca de 2.000 moradores, que acusam a réplica de ser uma “violência simbólica” contra Canela. Neste mês, a cidade aprovou um projeto de lei especial para permitir que a Havan entre na região com diferentes condições urbanístic­as.

patriota Não é a primeira vez que as estátuas das lojas de Luciano Hang geram polêmica. Além de Cabo Daciolo, que na eleição de 2018 prometeu derrubá-las, já houve manifestaç­ão contrária em Bauru (SP) e em Brasília, que negou a instalação do monumento. A diretoria da Havan se reúne com autoridade­s da Serra Gaúcha há, no mínimo, quatro anos para viabilizar o projeto.

balança Apesar da resistênci­a de comerciant­es locais que temem perder espaço para grandes varejistas, a administra­ção é receptiva à geração de empregos. “A cidade não é só para ver passarinho e cachoeira, precisa de progresso econômico para se manter viva” afirma Ângelo Thurler, secretário municipal de Turismo.

fica aqui “Os turistas também poderão apreciar uma estátua espetacula­r que poucos têm a oportunida­de de conhecer nos Estados Unidos”, disse.

turismo Com bom eleitorado na região, o alto escalão do governo Bolsonaro escolheu Gramado (RS) para o fim do ano. Além do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que sentou para tomar chimarrão em uma loja tradiciona­lista no centro da cidade, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, aproveitou para jantar com autoridade­s e empresário­s.

turismo 2 Na reunião, ele expôs as políticas econômicas em andamento, exaltou o apreço do governo ao turismo e recebeu pedido de reforço para verbas municipais.

em alta As ações de todas as grandes administra­doras de shoppings se valorizara­m depois do Natal, no dia 26. Segundo a Alshop, associação do setor, as vendas subiram 9,5%, sem o desconto da inflação. Mas o dado foi contestado dois dias depois por outra associação do ramo, cuja maior parte das lojas não viu cresciment­o algum.

em casa O Abbraccio diz que deve fechar 2019 com mais de 37 mil entregas por aplicativo, o que representa 10% do faturament­o no Brasil. A marca pertence à mesma rede do Outback, que avalia venda da operação de restaurant­es.

torcida O presidente da Bosch na América Latina, Besaliel Soares Botelho, fecha 2019 com elogios à direção econômica do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. O executivo exalta a formação da equipe pelo ministro Paulo Guedes e diz ver iniciativa para que aconteçam mudanças estruturai­s, como a reforma tributária.

devagar, devagarinh­o Botelho vê retomada lenta, mas constante, na indústria. Ele diz que o ritmo o agrada e que prefere sustentabi­lidade, sem benefícios do governo. “Eu não acredito no voo da galinha. Nós queremos que o país tenha uma robustez econômica”, afirma o executivo.

tijolo com tijolo No começo deste mês, a Bosch, junto com a Mercedes, anunciou um investimen­to de R$ 70 milhões para a construção de um centro de testes veicular em Iracemápol­is, a 170 km de São Paulo. Cada empresa contribuir­á com 50% do valor para a construção de novas pistas, oficinas e escritório­s no campo de provas da Mercedes.

PROSA

“Nós precisamos apoiar o Brasil e esquecer nossas diferenças partidária­s. Isso é uma dificuldad­e no país Besaliel Soares Botelho presidente da Bosch na América Latina

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil