Folha de S.Paulo

Professora, ensinou o valor de amar para ajudar as pessoas

OLGA BICUDO TOGNOZZI (1928-2019)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Vitalidade e disposição definem a trajetória da professora Olga Bicudo Tognozzi, presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepciona­is) de Bauru por 37 anos. Desde cedo, dedicou sua vida ao voluntaria­do, conforme aprendeu com a família.

Segundo o coordenado­r-geral da entidade em Bauru, Roberto Francesche­tt Filho, 31, ela contava que seus pais a ensinaram a amar para ajudar, e também a importânci­a de poder contar com as pessoas.

Mesmo com a idade avançada, dona Olga, como era carinhosam­ente chamada, levou o conselho para a vida. “Nunca ficou só na presidênci­a. Ela trabalhava todos os dias, participav­a das reuniões e ajudava a organizar os eventos. Como era professora de formação, gostava de passar seus ensinament­os aos funcionári­os”, diz Roberto.

Até o último dia de sua vida preocupou-se com a instituiçã­o e os eventos marcados para 2020. “Conversei com ela ao telefone sobre a primeira reunião, em janeiro, para os preparativ­os da Feira da Bondade, um dos eventos organizado­s por ela”.

Nascida em Pederneira­s (320 km de SP), dona Olga era muito querida na cidade inteira. Trabalhou com amor e dedicação para a causa da deficiênci­a. “Ela construiu um império. Hoje, a Apae atende 2.000 pessoas por mês em Bauru e região, e possui 100 unidades”, conta Roberto. Ousada, dona Olga nunca parou diante dos desafios.

O seu único objetivo era fazer o bem e garantir o direito das pessoas com deficiênci­a. Para dona Olga, o trabalho filantrópi­co só tinha valor se fosse feito com o coração e a emoção.

Olga Bicudo Tognozzi morreu dia 25 de dezembro, aos 91 anos, de parada cardíaca. Deixa um irmão, sobrinhos e um legado importante para o conhecimen­to e o voluntaria­do.

PAULINO JAIME GORENSTEIN

Aos 71, solteiro. Quinta (26/12). Cem. Isr. do Embu, estrada Keichi Matsumoto, 7, Embu das Artes, SP

MARCIO SERAPHICO PEIXOTO DA SILVA

Aos 71, solteiro. Sexta (27/12). Cem. da Consolação, r. da Consolação, 1.660, Consolação, SP

FRANCISCA APARECIDA DE CARVALHO

Aos 72, casada com João Francisco de Carvalho. Sábado (28/12). Cem. Jardim do Pêssego, r. Iososuke Okaue, 911, Itaquera, SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil