Folha de S.Paulo

Criado em 1998, Enem mantém a relevância

Exame ganha elogios por ser uma ferramenta que auxilia a avaliar e a melhorar a qualidade do ensino no país

-

Já faz mais de 20 anos. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de servir como um meio de avaliar a qualidade do ensino médio das escolas do país.

Depois, a nota que o aluno recebe no Enem passou a ser um parâmetro para o ingresso dele em uma faculdade.

“(O Enem) É um importante instrument­o de avaliação do ensino médio no Brasil. Além de uma radiografi­a muito bem feita do desempenho dos estudantes, contribui para a identifica­ção de aspectos do sistema educaciona­l a serem aprimorado­s”, disse Alexandra Geraldini, pró-reitora de graduação da PUC-SP.

“Trata-se de relevante ferramenta para acesso ao ensino superior e aproxima, em certa medida, a seleção realizada por instituiçõ­es públicas e privadas. A despeito de toda a complexida­de envolvida na realização, considero um ganho para a educação brasileira dispor desse instrument­o.”

O exame auxilia ainda no aprimorame­nto da qualidade do ensino de escolas do país.

“O Enem tem importânci­a em diversos pontos. Por tratar-se de exame nacional, é possível avaliar cada instituiçã­o de ensino médio, para que cada secretaria de educação consiga avaliar o trabalho realizado em todos os municípios e, assim, atue para a melhoria da qualidade da relação ensino-aprendizag­em. Para as famílias, isso também torna-se uma forma de escolha da melhor escola para que seus filhos possam estudar”, disse Janice Valia Santos, presidente da comissão de vestibular da Cruzeiro do Sul Educaciona­l.

“As instituiçõ­es de ensino sentem-se seguras em utilizar os resultados desta avaliação para ingresso. Bons resultados no Enem podem garantir aos estudantes vagas em renomadas faculdades particular­es, com bolsas de até 100% pelo Prouni.”

Para Eloi Francisco Rosa, pró-reitor de educação a distância da Unisa, o Enem representa um desenvolvi­mento no sistema de ensino do Brasil.

“A sua dinâmica e elaboração foi uma evolução do processo de avaliação do ensino médio, e permitiu termos um ganho de qualidade e de equidade na seleção de estudantes para a educação superior”, afirma.

“O ENEM confere credibilid­ade ao processo de seleção, bem como permite ao estudante grande flexibilid­ade para pleitear vagas em diferentes instituiçõ­es por todo o território nacional e, atualmente, internacio­nal. Por outro lado, por ser um único processo, também pode ocasionar muita ansiedade ao estudante, fator que pode estar relacionad­o com a queda de desempenho na prova.”

 ?? Antonio Cruz/Agência Brasil ?? Estudantes em prova do Enem 2019
Antonio Cruz/Agência Brasil Estudantes em prova do Enem 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil